Exposição em quadrinhos aborda Declaração Universal dos Direitos Humanos

Imagem: A exposição ficará aberta ao público, inicialmente, na Casa de Cultura Francesa (Imagem: reprodução)Está em cartaz, na Casa de Cultura Francesa da Universidade Federal do Ceará, exposição em quadrinhos sobre os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), celebrados em dezembro deste ano.

Escrita após a Segunda Guerra Mundial pelo canadense John Peters Humphrey e colaboradores, a declaração foi adotada pela Organização das Nações Unidas em dezembro de 1948. O texto delineia as liberdades e os direitos humanos fundamentais, tornando-se referência em todo o mundo.

Em outubro de 2018, o site oficial da DUDH informou a existência de 512 traduções disponíveis. Em virtude da comemoração do aniversário do documento, a Éditions Dupuis, da Bélgica, uniu-se à campanha lançada pelo Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (EACDH), editando um número especial de sua revista em quadrinhos Spirou, que reúne 30 artistas responsáveis pela ilustração dos 30 artigos da DUDH.

O objetivo é transmitir os valores consagrados no documento através da linguagem lúdica dos quadrinhos, atingindo um público mais amplo. O Leitorado de Francês da UFC, vinculado à Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da Universidade, por intermédio do professor e leitor Jèremy Morisso, obteve autorização da Éditions Dupuis para promover a difusão das ilustrações em francês, espanhol e inglês.

ONDE – A exposição será inaugurada na Casa de Cultura Francesa (área 1 do Centro de Humanidades, Av. da Universidade, 2683, Benfica), por ocasião da celebração da Lire en Fête, e, posteriormente, nas Casas de Cultura Britânica e Hispânica.

A exposição ficará disponível até 12 de dezembro e é aberta ao público.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFC – fone: 85 3366 7333 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.