Reitoria recebe obra da CowParade produzida por estudante da UFC

Imagem: A Xilocow foi pintada pela artista Bia Soares, que é estudante do Curso de Design-Moda da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)Um novo elemento está chamando a atenção de quem passa pelos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. O espaço recebe a visita de uma das esculturas de vacas espalhadas desde sexta-feira (9) pela cidade de Fortaleza, em mais uma edição da CowParade, evento internacional que tem o objetivo de democratizar a arte expondo esculturas de vacas em espaços públicos.

A vaca escolhida para arrancar sorrisos das pessoas que circulam pela Reitoria foi a Xilocow, pintada pela estudante do Curso de Design-Moda da UFC Beatriz Soares (Bia). Ela conta que desde criança tem interesse pelas artes plásticas. Apesar de ser a primeira vez que participa de exposição aberta ao público, a artista já assinou trabalhos em estampas, convites e camisas.

A escultura, feita em fibra de vidro em tamanho natural, é inspirada no Nordeste brasileiro. A artista explica que decidiu utilizar na pintura elementos como xilogravura e literatura de cordel. "Eu queria manter viva essa tradição, passar para a vaquinha a identidade, a força do povo nordestino", revela.

Toda em preto e branco para fazer referência à xilogravura, a escultura possui uma coroa de cacto confeccionada com plástico e isopor. "Fiz para simbolizar a paisagem do Nordeste, que é coroado com a esperança e a alegria de um povo", detalha.

Imagem: Com referência à xilogravura, a pintura da Xilocow, em um galpão, durou cerca de um mês (Foto: Emilia Teixeira)Ao todo, 43 artistas cearenses foram selecionados para pintar vacas em tamanho natural, além de outros 7 convidados. De acordo com Bia, os artistas receberam as peças prontas, porém em branco, como uma tela de pintura. A produção artística durou cerca de um mês. "Foi também um amadurecimento do meu processo criativo. Todos os artistas pintaram juntos em um galpão, então tive a oportunidade de ter o convívio direto com eles", comenta.

COWPARADE – Nas ruas até o dia 8 de dezembro, a população de Fortaleza terá a oportunidade de ver obras artísticas espalhadas pela cidade. Em 18 anos de existência, a CowParade já passou por 33 países, em 97 edições. No Brasil, o evento está na 12ª edição e já foi recebido por cidades como Belém (2016), Recife (2017) e São Paulo (2017). Ao fim de cada edição, as obras são leiloadas e a renda é doada a instituições beneficentes. Em Fortaleza, as entidades que receberão as doações são o Lar Torres de Melo, o Iprede e a Associação Peter Pan.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331