Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Em parceria com a UNIFESP, UFC terá novo doutorado em Medicina (Obstetrícia)

Imagem: Grávida durante exame de ultrassonografia com profissional da saúde (Foto: André Borges/Agência Brasília)Foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Medicina (Obstetrícia), resultado de parceria entre a pós-graduação em Saúde da Mulher e da Criança da Universidade Federal do Ceará e a pós-graduação em Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

A primeira turma iniciará as atividades em 2019. Em breve, será divulgado o edital de seleção, que deverá ofertar seis vagas. Os alunos terão a maior parte das aulas na UFC, com algumas disciplinas a serem cursadas na UNIFESP, que ficará responsável também pelos diplomas dos concludentes. Cada estudante terá um orientador da instituição paulista e um coorientador local. A coordenação local do doutorado será do Prof. Herlânio Costa, do Departamento de Saúde Materno-Infantil da UFC.

De acordo com o coordenador, a importância do novo curso reside no fato de que não havia, até agora, doutorado em áreas de obstetrícia, gestação de risco e saúde materna no Ceará. Os estudantes que se interessavam por esses assuntos tinham de fazer doutorado em Saúde Coletiva, Ciências Médicas ou Enfermagem. "Agora, terão a oportunidade de desenvolver teses nas áreas de obstetrícia, em temas como diagnóstico pré-natal, medicina fetal, gravidez de risco, saúde materna e perinatal", explica o Prof. Herlânio.

Ainda segundo o docente, o doutorado terá perfil multiprofissional e multidisciplinar, a exemplo do que já ocorre no curso da UNIFESP, envolvendo as áreas da medicina, enfermagem, fisioterapia, psicologia, biologia, genética, citologia, educação física, odontologia, veterinária e outras afins.

SAIBA MAIS – Mestrado Interinstitucional (MINTER) e Doutorado Interinstitucional (DINTER) são turmas de mestrado e de doutorado acadêmicos conduzidas por uma instituição promotora nacional nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora. Mais informações sobre essas modalidades estão no site da CAPES.

Fonte: Prof. Herlânio Costa, do Departamento de Saúde Materno-Infantil – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300