Pesquisa entre servidores da UFC apontará diagnóstico de clima organizacional

A Universidade Federal do Ceará aplicará, de 19 de novembro a 3 de dezembro, pesquisa de clima organizacional a servidores da Instituição. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e segue as diretrizes do eixo Pessoas-Servidores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022. Os resultados servirão de base para o aprimoramento de ações voltadas ao corpo funcional da UFC.

A pesquisa contará com a participação de mil servidores, sorteados aleatoriamente pelo programa Great Place to Work (GPTW), responsável pelo processo. Os participantes receberão no dia 19, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., um link para responder a um questionário, além de informações orientadoras.

"Essa pesquisa de clima é muito importante para a Instituição. É uma maneira de ouvirmos nossos servidores e vermos o que precisamos melhorar nos próximos anos. É uma boa base para que possamos pensar em estratégias, planejar e executar ações levando em consideração a opinião dos nossos servidores", destaca a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marilene Soares.

METODOLOGIA – O questionário é composto de 66 questões e utiliza um modelo-padrão da GPTW. Dessas questões, 4 se relacionam a entidade com fins lucrativos e serão desconsideradas para efeito de análise das respostas pela UFC.

As 66 perguntas terão respostas indicadas através da seguinte escala: "Nunca é verdade", "Na maioria das vezes não é verdade", "Às vezes é verdade, às vezes não", "Na maioria das vezes é verdade" e "Sempre é verdade".

O servidor deve considerar as respostas sob dois pontos de vista: "Visão área", correspondente à unidade de lotação e à chefia imediata, e "Visão organização", que se refere à instituição UFC como um todo e a suas lideranças. Se o servidor não conseguir responder a toda a pesquisa em um único acesso, poderá retomá-la do ponto onde parou, desde que respeite a data-limite para preenchimento.

As respostas são sigilosas, anônimas e devem ser enviadas diretamente à plataforma. Assim, caso o servidor tenha alguma dúvida, pode entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (11) 3093 7771, ramal 7790.

PDI UFC 2018-2022 – Prevista entre as ações do eixo Pessoas-Servidores do PDI 2018-2022 da UFC, a pesquisa apontará o diagnóstico do clima organizacional na Universidade e servirá de subsídio à PROGEP na realização do planejamento de ações para 2019.

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – fones: 85 3366 7877 e 3366 7397