Reitoria recebe pesquisadores e embaixador de Israel para a Conferência BIWARDE

Imagem: A comitiva de Israel veio ao Ceará para trocar experiências e pesquisas sobre água e agricultura (Foto: Viktor Braga/UFC)A apresentação da Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará deu o tom à recepção da comitiva de Israel que chegou ao Ceará para trocar experiências e pesquisas sobre água e agricultura. O encontro ocorreu na noite dessa segunda-feira (19), no Salão Nobre da Reitoria da UFC, e contou com a presença do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, além de autoridades acadêmicas e governamentais.

A delegação, formada por 13 pesquisadores de Israel, está em Fortaleza para participar da Conferência Brazil-Israel Water, Agriculture Research and Development ‒ BIWARDE 2018 (Conferência Brasil-Israel de Pesquisa e Desenvolvimento em Água e Agricultura), que ocorre até esta quinta-feira (22).

Na ocasião, a organizadora do BIWARDE, Isabel Portugal, docente da Ben-Gurion University of the Negev, de Israel, cumprimentou os presentes e agradeceu à UFC pela parceria no evento. "É muito importante estar aqui no Ceará por ser um dos principais polos do Nordeste, e a gente acredita que a proximidade entre os ambientes, que são áreas desérticas e semiáridas, pode ser boa para troca [de experiências e pesquisas]", destacou.

Imagem:  A Camerata de Cordas da UFC foi destaque na recepção da comitiva de Israel (Foto: Viktor Braga/UFC)O embaixador de Israel, Yossi Shelley, ressaltou que os pesquisadores que vieram para a conferência são especialistas em temas como energia, água e agricultura. "Essa delegação é muito grande, e nós vamos poder escutar as inovações em Israel e no Brasil e fazer uma troca de ideias", comentou, lembrando ainda que essas partilhas de conhecimento e parcerias entre instituições brasileiras e israelenses são importantes para a relação entre os dois países.

Nágyla Drumond, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) do Estado do Ceará, parceira na conferência, aproveitou o momento para prestar apoio à Universidade e destacar a importância do evento na atual conjuntura do País.

"O Ceará e Israel só ganham com essa parceria em um momento tão desafiador. A luta que nos une aqui é a da soberania dos povos, é a da ciência e educação para libertação dos povos, para que nós possamos ter uma Universidade cada vez mais plural, diversa, autônoma e voltada para o povo brasileiro e para os povos do mundo inteiro", considerou.

Veja mais imagens da solenidade no Flickr na UFC

Por fim, o reitor da UFC, Henry Campos, agradeceu o apoio dos parceiros, deu boas-vindas aos participantes estrangeiros e apresentou aos presentes os pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas da Universidade. "É um momento que reúne duas grandes universidades e esse encontro é organizado em torno de temas que constituem nossos maiores desafios em comum, como a escassez hídrica, a necessidade de tecnologia para o desenvolvimento da agricultura. Tudo isso vai estar em pauta neste encontro de trabalho e nosso desejo é que daí saiam propostas de soluções para esses problemas que nos afligem", ressaltou.

Imagem: O reitor da UFC, Henry Campos, deu boas-vindas aos participantes estrangeiros e apresentou aos presentes os pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas da Universidade (Foto: Viktor Braga/UFC)BIWARDE ‒ Até quinta-feira (22), o Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz) será palco da Conferência Brasil-Israel de Pesquisa e Desenvolvimento em Água e Agricultura (BIWARDE). A programação contempla palestras, workshops, painéis e debates sobre temas como desafios e soluções agrícolas, tecnologias de água, energia solar, energias renováveis e dessalinização.

Mais informações estão no site do evento.

Confira também matéria da UFCTV:

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: 85 3366 7331