MAUC recebe hoje (23) concerto do violonista Luther Enloe (EUA)

Imagem: A vinda do violonista Luther Enloe a Fortaleza foi possível a partir de convite especial feito a ele pela PROINTER-UFC (Foto: https://lutherenloe.com)Como parte da programação do III Seminário Internacional de Violão IFCE-UFC, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará será palco de três concertos gratuitos, sempre às 19h.

Nesta quarta-feira (21), apresentam-se o Trio Toada de Violões e o Grupo 30 cordas. Na quinta-feira (22), o concerto é com Ezequias Lira, músico e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e com a Camerata de Violões do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Encerrando a série, nesta sexta-feira (23) será a vez do violonista norte-americano Luther Enloe, especialmente convidado pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da UFC. Ele fará um concerto intitulado "Música de Espanha e América". A entrada é franca.

O MAUC está localizado na Av. da Universidade, 2854, no Benfica.

O simpósio terá uma série de atividades tanto na UFC e no IFCE como no Teatro da Tapera das Artes, localizado em Aquiraz. Da programação fazem parte concertos, master classes e oficinas. Além dos grupos e violonistas citados, participarão do seminário renomados professores e artistas como a violonista, cantora, percussionista e compositora paulista Badi Assad; Marco Túlio (UFC); e Marcos Maia (Universidade Estadual do Ceará).

LUTHER ENLOE – A vinda do violonista Luther Enloe foi possível a partir de convite especial feito a ele pela PROINTER. Seu concerto incluirá uma diversidade de canções da Espanha, da América Latina e dos Estados Unidos. As composições espanholas contam com obras de Luys de Narváez e Fernando Sor, e as seleções latino-americanas abrangem obras brasileiras e argentinas compostas por Máximo Diego Pujol e Heitor Villa-Lobos.

A apresentação também contará com as canções dos compositores americanos John Anthony Lennon e Stuart Webber e com uma composição dedicada a Luther Enloe, Tonoi IX, produzida por Nickitas Demos especialmente para Luther.

SAIBA MAIS – Luther Enloe nasceu em Great Falls, Montana (EUA), e obteve diplomas de bacharel, mestre e doutor em Música pela Universidade da Geórgia, sob a orientação do pedagogo violonista John Sutherland. Além disso, Enloe estudou 16 composições em nove master classes com o virtuoso americano Christopher Parkening.

Apresentações de destaque – recentes e futuras – incluem shows no Simpósio Internacional de Violões e Competição de Conjuntos Musicais da Texas A&M University, no Festival Internacional de Violão de Memphis, na Sociedade de Violões de Louisville, no Festival de Violão da University Of Texas Rio Grande Valley, no Festival de Violão e Competição Musical da Troy University, entre vários outros eventos. Atualmente reside em Lawrenceville, na Geórgia, com sua esposa e dois filhos. Saiba mais no site dedicado ao violinista.

Fonte: Profª Maria Inês Pinheiro Cardoso, diretora da Divisão de Cultura Estrangeira da Coordenadoria de Internacionalização Linguística da Pró-Reitoria de Relações Internacionais – fones: 85 3366 7333 e 3366 7335