Professores José Maria Andrade e Teobaldo Campos são empossados na ACE

Imagem: Os professores José Maria Andrade e Teobaldo Campos são engenheiros e professores com elogiáveis colaborações à UFC (Foto: Arlindo Barreto)O auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará foi palco, na noite dessa quinta-feira (22), da solenidade de posse de dois novos membros da Academia Cearense de Engenharia (ACE): os docentes aposentados da UFC José Maria de Sales Andrade Neto e Teobaldo Campos Mesquita, que assumiram as cadeiras de número 25 e 42, respectivamente.

Responsável por dar as boas-vindas aos novos integrantes da ACE, o Prof. Jesualdo Pereira Farias, que foi reitor da UFC de abril de 2008 a abril de 2015, destacou o vasto currículo de cada um, reforçando a contribuição de ambos para o desenvolvimento do Estado.

"São dois engenheiros-professores que forjaram talentos em salas de aula e fora delas, produzindo e transmitindo conhecimentos, explorando inteligências e semeando ética para fortalecer o futuro da competitiva engenharia cearense", afirmou.

Em seu discurso, o Prof. José Maria Andrade ressaltou a honra de integrar a ACE e de ocupar a cadeira de número 25, que tem como patrono o engenheiro civil Antônio Augusto Figueiredo.

"As entidades profissionais hoje atuam muito além da proteção de direitos e garantias: elas se projetam como um renovado instrumento de discussão sobre a realidade que nos cerca e, também, de promoção do desenvolvimento. Nelas se debatem ideias e, não raro, se assumem posturas de vanguarda e pioneirismo, que terminam contribuindo para as mudanças históricas que retraçam os rumos da sociedade. É com tais expectativas que ingresso na Academia Cearense de Engenharia", anunciou.

O Prof. Teobaldo Mesquita, por sua vez, homenageou o patrono da cadeira que agora assume na ACE: o engenheiro metalúrgico Luciano Moreno dos Santos. Em seu discurso de posse, o docente destacou três sentimentos: alegria, responsabilidade e gratidão.

"Para encerrar, estou consciente da dificuldade dessa tarefa, mas tenho fé que poderei realizá-la satisfatoriamente. Para isso, conto com a ajuda de todos os acadêmicos e assumo o propósito de desenvolver meus melhores esforços para o êxito da missão", concluiu.

CURRÍCULOS – O Prof. José Maria de Sales Andrade Neto é chefe de gabinete do atual reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos. Formou-se em Engenharia Mecânica (1967) pela UFC, especializou-se em Engenharia de Segurança do Trabalho (1974) pela mesma Instituição. Foi docente do Departamento de Engenharia Química e, posteriormente, do Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção do Centro de Tecnologia da UFC.

Graduado em Agronomia (1969) pela Universidade Federal do Ceará, o Prof. Teobaldo Campos Mesquita tem mestrado (1975) em Economia Rural pela UFC e doutorado em Economia (1994) pela Universidade de São Paulo. Integrou o corpo docente do Curso de Agronomia da UFC, onde atuou de 1983 a 1996.

Fonte: Gabinete do Reitor – fones: 85 3366 7306 e 3366 7307