CEMP anuncia vencedores do Prêmio Universitário Empreendedor

Imagem: Vencedores do Prêmio Universitário Empreendedor forama anunciados no dia 23, na FIEC (Foto: Divulgação)Jovens que resolveram abraçar a cultura empreendedora e trabalhar na criação de produtos e negócios inovadores foram homenageados pela Universidade Federal do Ceará. Na última sexta-feira (23), o Centro de Empreendedorismo (CEMP) da UFC realizou a solenidade de entrega do Prêmio Universitário Empreendedor, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC).

O prêmio de Melhor Empreendimento Ativo ficou com a IN Soluções Biológicas, startup que presta serviços relacionados ao controle de insetos e pragas. Desenvolvida por Cristiane Coutinho, Ruan Oliveira e Mariane Barbosa – todos do Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Fitotecnia da UFC –, a empresa tem como principal diferencial a comercialização de vespas oriundas do semiárido e adaptadas à agricultura cearense, para controle biológico de pragas.

Já o prêmio de Melhor TCC Empreendedor ficou com Bruno Vieira Maia Arruda, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), com o trabalho intitulado Geração do modelo de negócio, validação e análise de viabilidade econômico-financeira de uma startup no setor lawtech.

O estudo descreve e analisa o modelo de negócio de uma startup chamada AjudaJus, que atua no mercado de soluções tecnológicas na área de direito do consumidor, propondo mais facilidade no acesso à justiça. Os resultados da pesquisa concluem que a solução desenvolvida pela empresa tem condições de ampliar sua participação no setor lawtech e possui diferenciais como inovação, baixo custo e elevado potencial de escalabilidade.

Imagem: Na ocasião, convidados falaram sobre o tema "Empreendedorismo nas universidades e qual o papel das mesmas para desenvolver o ecossistema de empreendedorismo no Estado do Ceará" (Foto: Divulgação)Na categoria Melhor Empreendimento de Impacto Social, o prêmio foi concedido à FISA Solução Agroambientais, composta por estudantes de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Agronomia e Ciências Contábeis. O projeto visa proporcionar estratégias biodegradáveis para aplicações agroindustriais.

Por fim, na categoria Melhor Projeto de Empreendimento, venceu a equipe da Smart Health, do Campus UFC em Sobral, startup que visa desenvolver um dispositivo para auxiliar no cuidado de pessoas idosas, a partir do monitoramento a distância e tratamento dos dados por métodos inteligentes.

No total, houve 54 trabalhos inscritos, dos quais 26 foram selecionados como finalistas, oriundos de 14 faculdades de 10 cidades cearenses. De acordo com a organização, a seleção foi feita por 11 avaliadores do chamado ecossistema empreendedor.

O coordenador do CEMP, Prof. Abraão Saraiva, agradeceu os parceiros do prêmio e destacou a importância da iniciativa. "Foi muito importante não só a participação de estudantes da UFC, mas também de outras instituições do Ceará. Isso mostra que o prêmio é algo voltado para toda a comunidade acadêmica do Estado, uma forma de identificar e reconhecer as iniciativas desses estudantes. Que venham ainda muitas edições, para que o nosso ecossistema empreendedor seja fortalecido."

Entre os prêmios concedidos estão bolsas de estudo, cursos, capacitações e consultorias.

Confira os nomes de todos os vencedores do Prêmio Universitário Empreendedor.

Fonte: Brennda Kelly, gerente do Prêmio Universitário Empreendedor ‒ fone: 85 98832 7401