Contratação de professor visitante: resultado de seleção de setores de estudo

Imagem: Gráfico da PRPPGA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará divulgou o resultado final do processo de seleção dos setores de estudo visando à contratação de professores visitantes que atuarão em programas de pós-graduação stricto sensu e projetos e ações institucionais estratégicas.

O resultado foi homologado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFC na reunião dessa segunda-feira (26).

Foram submetidas 47 propostas e, após todo o processo de julgamento do mérito, foram aprovadas 37. Cada proposta aprovada consiste na possibilidade de contratar, por meio de chamada pública, professores visitantes por um período mínimo de seis meses e máximo de 24 meses.

A previsão é de contratação de 47 professores visitantes nos próximos dois anos. O edital da seleção pública para o preenchimento das vagas nos diversos setores de estudo será lançado nos próximos dias.

O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, destaca a importância da vinda desses docentes para a Instituição. "É uma contribuição muito rica para a Universidade a contratação desses professores. Imagine [ter até] 47 professores estrangeiros dentro de uma universidade, o que isso significa em termos de renovação, de pensamento, de troca", destaca.

Ele aponta que a iniciativa possui estratégias bem definidas, o que garante um enriquecimento para a Instituição. "Eu ressalto o apoio aos programas de pós-graduação que possuem notas 3 e 4 [da CAPES]. É uma possibilidade muito grande para esses programas melhorarem, subirem de nível", comenta, observando que 57% das propostas aprovadas na linha de fortalecimento dos PPGs são destinadas a esses programas.

Imagem: Gráfico da PRPPGAlém desta, a seleção para professor visitante contempla outras duas linhas: Apoio a Projetos de Pesquisa Estratégicos, que tem o objetivo de oferecer contrapartida a projetos institucionais reconhecidos como estratégicos para as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação em âmbito nacional e estadual; e Apoio a Ações Institucionais, que tem como foco o apoio a projetos de articulação entre cursos de graduação e pós-graduação, e a atividades do Parque Tecnológico e do Colégio de Estudos Avançados.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Antonio Gomes de Souza Filho, "essa iniciativa é um investimento denso que a UFC está fazendo, por meio da contratação de recursos humanos (brasileiros e estrangeiros) do mais alto nível, para promover o desenvolvimento equilibrado de pesquisa e pós-graduação em todos os níveis de consolidação dos programas de pós-graduação e em alinhamento com projetos estruturantes e de grande envergadura em ciência e inovação, tais como os INCTs [Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia], os laboratórios multiusuários, o parque tecnológico".

Segundo o pró-reitor, o investimento da UFC nessa ação será em torno de R$ 9 milhões, que, somados aos R$ 17,5 milhões aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o Programa Institucional de Internacionalização (PRINT), "impulsionará a inserção internacional e a relevância da pesquisa da Universidade nos próximos anos".

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943