Lançada revista "Informação em Pauta", sobre tecnologias digitais da informação e saúde

Imagem: A iniciativa é do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoCom nove artigos que versam sobre as relações entre as tecnologias da informação e a área de saúde, está disponível para leitura a revista Informação em Pauta, do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará.

A publicação traz nove artigos oriundos de palestras, conferências e oficinas realizadas durante o V Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS), ocorrido em junho deste ano na UFC.

Com caráter multidisciplinar, a Informação em Pauta tem como campos prioritários a ciência da informação, biblioteconomia, arquivologia e áreas afins. Seu objetivo é apresentar as contribuições da informação para a melhoria das ações de cuidados do paciente e a prevenção da saúde coletiva mediadas pelas tecnologias digitais de informação e de comunicação.

Textos como "Tecnologias digitais e análise do regime de informação para a promoção da saúde coletiva", de Maria Nélida González de Gómez; "Política de indexação em arquivos de instituições de saúde", de Mariângela Spotti Lopes Fujita e Sonia Troitiño; e "Requisitos de qualidade e segurança para prontuários do paciente", de Margarete Farias de Moraes, foram alguns dos selecionados para a publicação.

A edição desse número da publicação foi da Profª Virgínia Bentes, coordenadora do SINFORGEDS. Trata-se da primeira edição a contar com identificador de objeto digital (DOI, na sigla em inglês). A idealização do periódico é da Profª Giovanna Guedes.

Fonte: Profª Giovanna Guedes, criadora da revista Informação em Pauta – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.