Pós em Química recebe comissão da Universidade de Dublin para possíveis parcerias

Imagem: Universidade de Dublin, na Irlanda (Foto: divulgação)O Programa de Pós-Graduação em Química (PGQUIM) da Universidade Federal do Ceará recebe, nesta quinta-feira (6), uma comissão acadêmica formada por cinco professores da Universidade de Dublin, na Irlanda.

De acordo com a Profª Izaura Diógenes, do Programa de Pós-Graduação em Química da UFC, os docentes serão recebidos pelo Laboratório de Bioinorgânica do PGQUIM, com o objetivo de "iniciar possíveis colaborações científicas com grupos de pesquisa das áreas de química, biologia, bioquímica, física e afins".

Ao longo do dia, os professores farão apresentações sobre temas como biotecnologia, ciências dos materiais, ciclo do carbono e tratamento de efluentes farmacológicos. A atividade é gratuita, aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia. As apresentações ocorrerão no anfiteatro do bloco 940 (Departamento de Química Orgânica e Inorgânica), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

PROGRAMAÇÃO – A primeira apresentação será às 10h30min. O Prof. John Gallagher, da Escola de Ciências Químicas da Universidade de Dublin, apresentará a palestra "From benzamides to the trezimide/tennimide macrocycles and beyond".

Em seguida, às 11h10min, o Prof. Kieran Nolan, também da Escola de Ciências Químicas, falará sobre "Novel materials for pharmaceutical waste water treatment".

À tarde, a programação retornará, às 14h, com a apresentação "Selenium sources differentially impact protection of pig intestinal cells following cadmium-induced oxidative DNA damage", ministrada pelo Prof. Dermont Walls, da Escola de Biotecnologia da Universidade de Dublin.

Em seguida, o Prof. Brendan O'Connor, também da Escola de Biotecnologia, falará sobre "Use of novel lectin probes to investigate surface glycosylation of CHO cells". A atividade seguirá até às 15h, com a apresentação "Some challenges and opportunities in our quest to understand and monitor carbon cycling", do Prof. Brian Kelleher, da Escola de Ciências Químicas.

Todas as apresentações serão em inglês, sem tradução simultânea.

Fonte: Profª Izaura Diógenes, do Programa de Pós-Graduação em Química – fone: 85 3366 9166