Artigo de pesquisadores da UFC é publicado em periódico da American Physiological Society

Imagem: O artigo elata o uso do tomógrafo de impedância elétrica (aparelho usado na prática médica para o diagnóstico funcional de doenças respiratórias por meio de imagens) em atividade prática com estudantes (Imagem: Reprodução do artigo) O artigo "Helping students to understand physiological aspects of regional distribution of ventilation in humans: a experience from the electrical impedance tomography", elaborado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, é um dos destaques da edição deste mês do Advances in Physiology Education, um dos principais periódicos mundiais no ensino de fisiologia, publicado pela American Physiological Society.

O artigo relata o uso do tomógrafo de impedância elétrica (aparelho usado na prática médica para o diagnóstico funcional de doenças respiratórias por meio de imagens) em atividade prática com estudantes, a fim de demonstrar as bases fisiológicas dos efeitos das mudanças posturais sobre a distribuição regional da ventilação pulmonar.

A atividade prática foi adotada pelos professores Armênio Aguiar e Rodrigo Siqueira, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC. Ao assumirem o ensino de Fisiologia no módulo Sistema Respiratório, os docentes, junto com o Prof. Marcelo Holanda, do Departamento de Medicina Clínica da FAMED, identificaram o potencial do tomógrafo como ferramenta complementar às aulas teóricas.

No artigo, os pesquisadores avaliaram o conhecimento prévio de um grupo de estudantes de Medicina sobre as diferenças regionais na ventilação pulmonar. A pesquisa constata que os alunos tiveram um aproveitamento maior dos conhecimentos repassados pelos professores após a atividade prática com o uso do aparelho. "Esse tipo de interação entre disciplinas do ciclo básico e elementos da prática clínica é fundamental para fortalecer a aprendizagem dos alunos de graduação na área de saúde", afirma o Prof. Rodrigo Siqueira.

Além dos professores Armênio Aguiar e Rodrigo Siqueira, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, e do Prof. Marcelo Holanda, do Departamento de Medicina Clínica da mesma universidade, o trabalho contou com a colaboração do Prof. Luiz Troncon, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP).

Também são autores do artigo Nathalia de Sousa, Luana Melo, Liégina Marinho, Helder Veras Ribeiro Filho e Vasco Bastos, que desenvolveram trabalhos na área em suas pesquisas de pós-graduação na UFC.
O trabalho está disponível em inglês no site do periódico.

Fonte: Prof. Armênio Aguiar, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC – fone: 85 3366 8330