Observatório de Cátedra quer garantir direitos dos docentes das universidades federais

Imagem: O objetivo do Observatório é garantir o direito à autonomia e à liberdade de cátedra, previstas na Constituição Federal, a todos os docentes das universidades federais no Ceará (Imagem: Divulgação)Numa iniciativa do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, será lançado nesta segunda-feira (10), às 19h, na sede da entidade (Av. da Universidade, 2346, Benfica), o Observatório de Cátedra.

Trata-se de um projeto com o objetivo de garantir o direito à autonomia e à liberdade de cátedra (previstas no artigo 207 da Constituição Federal) a todos os docentes das universidades federais no Ceará.

O presidente do ADUFC-Sindicato, Enio Pontes, explica que a entidade preparou uma estrutura composta por advogados e psicólogos para prestar atendimento jurídico e psicológico a todo e qualquer docente que se sentir ameaçado ou constrangido ao desempenhar sua atividade acadêmica.

"A nossa intenção é dar tranquilidade ao professor para que ele desenvolva as suas atividades de magistério sem sofrer qualquer coação ou violência. Nós vamos ficar atentos e dar todo o suporte aos docentes e não vamos permitir qualquer ato que impeça os professores de trabalharem dentro do seu direito", afirmou Enio Pontes.

O Observatório de Cátedra vai funcionar no Departamento Jurídico do ADUFC-Sindicato e todas as denúncias de abusos contra os docentes poderão ser encaminhadas pessoalmente, na sede do Sindicato, por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e através do telefone (85) 3066 1818. O ADUFC-Sindicato garante o completo sigilo das informações e o anonimato do denunciante.

Outras informações estão disponíveis no site do sindicato.

Fonte: ADUFC-Sindicato – fones: 85 3066 1804, 3066 1805 e 99638 7047