UFC se destaca na Chamada Universal do CNPq e emplaca 130 projetos de pesquisa

Imagem: GráficoO Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado de um de seus mais importantes editais de financiamento de pesquisas, o Edital Universal. A Universidade Federal do Ceará emplacou um total de 130 propostas, número que representa 68% das iniciativas aprovadas no Ceará e 12,3% no Nordeste.

O resultado situa a UFC como uma das universidades que mais aprovaram projetos na região, ao lado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Comparando-se às edições anteriores, o número de projetos da UFC contemplados foi o maior dos últimos anos. A série traz 121 em 2014; 111 em 2016 e, agora, 130 em 2018.

Lançada em julho deste ano, a Chamada Universal é uma das mais tradicionais do CNPq, pois apoia projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em qualquer área do conhecimento, abrindo espaço tanto para jovens doutores quanto para pesquisadores seniores. Esta edição conta com um total de R$ 200 milhões, a serem liberados em até três parcelas.

O CNPq divide os projetos em três faixas: A, para projetos com custo de até R$ 30 mil; B, para aqueles de até R$ 60 mil; e C, para iniciativas de até R$ 120 mil. Quanto maior o volume de recursos pleiteado no projeto, maiores são a experiência e o reconhecimento exigidos do pesquisador. No caso da UFC, 32,5% das ações se situam na faixa A, enquanto 39,8% se encontram na faixa B, e 27,7%, na faixa C.

As pesquisas contempladas são oriundas de diversas unidades acadêmicas, inclusive de campi do Interior, como o de Sobral (quatro projetos aprovados) e Crateús (um projeto).

Imagem: GráficoSegundo o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, o resultado da Chamada Universal do CNPq pode ser traduzido como "uma grande alegria", pois evidencia o fortalecimento da comunidade científica e valoriza a geração de professores que tem entrado na Universidade. "Mostra o acerto dos nossos programas e iniciativas de apoio à pós-graduação e à pesquisa, como as ações de internacionalização, o programa de professor visitante, o apoio aos cursos de notas 3 e 4. Tudo isso é importante, mas sem melhoria de gestão você não tem avanço em pesquisa, nada acontece por acaso. A Universidade tem que dar suporte, ela precisa ter infraestrutura e eficiência nos seus processos de gestão. É a base que você precisa para ter boas condições de trabalho. Claro que o talento dos pesquisadores conta muito, mas eles precisam encontrar um ambiente receptivo para isso", explicou.

COMPETITIVIDADE – De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antonio Gomes, o significativo número de projetos aprovados na Universidade sinaliza a competitividade de nossos pesquisadores, fato também evidenciado no aumento das publicações internacionais da UFC nos últimos quatro anos.

"A aprovação equilibrada nas três faixas de financiamento revela que os pesquisadores da UFC, em diferentes estágios da carreira, estão competitivos em comparação com os pares nas demais instituições", afirmou Gomes.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943