UFC tem projetos aprovados em editais que visam parcerias com instituições francesas

Imagem: Bandeiras do Brasil e da FrançaA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o resultado dos editais do Programa de Cooperação Franco-Brasileira para a Formação de Engenheiros (BRAFITEC) e do Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária e Científica com o Brasil (COFECUB). Mais uma vez, a Universidade Federal do Ceará teve projetos aprovados em ambos, relativos a parcerias a serem desenvolvidas em conjunto com instituições de ensino e pesquisa da França.

Pelo BRAFITEC, iniciativa de cooperação acadêmica com a França na área de Engenharia no âmbito da graduação, 15 propostas foram aprovadas e outros 16 projetos em andamento foram renovados e terão as atividades prorrogadas por mais dois anos.

O projeto "A Engenharia e o Ambiente Urbano no Antropoceno", coordenado pelo Prof. Rodrigo Silveira Vieira, do Departamento de Engenharia Química, foi um dos aprovados. Com participação também das universidades federais do Espírito Santo (UFES) e de Minas Gerais (UFMG), na França o projeto será coordenado pelo Prof. Jean-Michel Guillot, do IMT Mines Alès.

Outros dois projetos aprovados terão participação da UFC: "Programa 6 + 5: Complementaridade da Formação Generalista e Especialista para o Engenheiro do Futuro", coordenado no Brasil pelo Prof. Sérgio Lifschitz, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), e, na França, pela Profª Cécile Loubet, da École Centrale de Marseille; e "BRAFISAT: Cooperação Brasil-França na Formação de Engenheiros na Exploração de Micro e Nanosatélite", que tem como coordenador nacional o Prof. João Baptista dos Santos Martins, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e a Profª Lorena Anghel, do Grenoble INP, como coordenadora francesa.

Entre os projetos renovados por mais dois anos está o "Intercâmbio Franco-Brasileiro de Formação e Integração em Ciências Aplicadas e Engenharias", coordenado pelo Prof. Walter da Cruz Freitas Junior, do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC. O projeto contempla ainda a participação do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo o Prof. Luc Deneire, da Polytech Nice, como coordenador francês.

Entre os objetivos do BRAFITEC estão: fomentar o intercâmbio entre Brasil e França e estimular a aproximação das estruturas curriculares da graduação, bem como a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos. Veja a lista completa dos projetos selecionados.

Já no edital do COFECUB, que visa estimular o intercâmbio científico entre Brasil e França e a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países, o projeto da UFC selecionado tem como coordenador brasileiro o Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física. Ao lado do Prof. San Miguel Alfonso, da Université Claude Bernard Lyon 1 (UCBL), o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC vai estar à frente da pesquisa "Síntese de Estruturas Biodimensionais em Condições de Altas Pressões: Propriedades Ópticas e Mecânicas".

No total, o COFECUB selecionou 31 projetos de todas as áreas do conhecimento, que terão início já em janeiro de 2019 e duração de até quatro anos, condicionada à avaliação após o primeiro biênio. Entre os benefícios previstos constam recursos para missões de trabalho, compra de material e pagamento de serviços no valor limite de R$ 140 mil. Também estão previstas bolsas de estudos nas modalidades doutorado sanduíche e pós-doutorado. Acesse a relação dos aprovados.

Segundo o Prof. Antonio Gomes, a aprovação desses projetos nos editais BRAFITEC E COFECUB revela o potencial competitivo da UFC, expresso por meio da qualidade acadêmica dos pesquisadores da instituição. Ainda conforme ele, a execução das propostas "atualiza o itinerário formativo dos estudantes e colabora para tornar as nossas salas de aula e laboratórios cada vez mais internacionais. A UFC historicamente tem participado de forma ativa e produtiva dos Editais de Colaboração Internacional da CAPES. A renovação e aprovação de novos projetos nesses programas se coadunam com o momento especial que a Universidade vive no âmbito da inserção internacional, [tendo em vista que] a UFC foi uma das 36 instituições aprovadas no Programa de Internacionalização (PRINT) da CAPES", afirma.

Fonte: Prof. Antonio Gomes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943