Centro de Tecnologia celebra Dia do Engenheiro com medalhas e homenagens

Imagem: Os agraciados da edição de 2018 da Medalha Engenheiro Paulo de Frontin: Ariosto Holanda, José Maria de Sales Andrade Neto e Francisco de Queiroz Maia Júnior (Foto: Ribamar Neto/UFC)Na tarde dessa terça-feira (11), o Auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará, sediou evento comemorativo do Dia do Engenheiro. A ocasião reuniu professores, servidores técnico-administrativos, estudantes, amigos e familiares no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra para uma das tradicionais festas do calendário acadêmico. A cerimônia teve início com apresentação artística do Coral do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, que cantou parte do repertório do espetáculo , previsto para estrear no primeiro semestre de 2019.

As atividades seguiram com a entrega de certificados de reconhecimento aos alunos de graduação do CT que tiveram alto desempenho acadêmico – tendo-se como parâmetro o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) – em cada uma das Engenharias da UFC: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e Engenharia Química. No total, foram contemplados 33 alunos, três de cada curso, concludentes com o maior IRA.

MEDALHAS – Segundo o diretor do CT, Prof. Carlos Almir de Holanda, há mais de dez anos as celebrações coincidem com homenagens a ex-alunos e com a outorga da Medalha Engenheiro Paulo de Frontin, honraria máxima conferida pela unidade acadêmica a personalidades de destaque do campo da engenharia. "Cada ano é o prazer renovado de encontrar o passado, o presente e o futuro da engenharia do nosso Estado e do nosso País. É uma satisfação muito grande aliar a experiência à juventude neste Dia do Engenheiro e do ex-aluno do CT", comentou o diretor.

Em sua fala, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, destacou o encontro de gerações presentes ao evento, que sempre ocorre com bastante significado e emoção. Informou à comunidade acadêmica que, felizmente, a UFC conclui o ano de 2018 sem dívidas, com todos os contratos em dia, tendo mais de 96% do seu orçamento executado, e que os materiais necessários para as aulas do semestre 2019.1 estão assegurados.

Entre as conquistas mais recentes da Universidade, o Prof. Henry ressaltou a contratação de 247 novos professores visitantes – o que impulsionará as ações de pesquisa e de internacionalização – e a aprovação de 130 projetos de pesquisa no Edital Universal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Imagem: Na ocasião, o reitor Henry Campos afirmou que o CT é, hoje, a maior unidade acadêmica da UFC e uma referência em termos de desempenho acadêmico e do número de alunos graduados (Foto: Ribamar Neto/UFC)"O Centro de Tecnologia é, hoje, a maior unidade acadêmica da UFC e uma referência em termos de desempenho acadêmico e do número de alunos graduados. O CT mantém o seu diferencial, trazendo muita consistência e peso à nossa Universidade, que termina este ano como a melhor do Norte e Nordeste, seja qual for o indicador utilizado para avaliação", afirmou o reitor.

Veja mais imagens da solenidade no Flickr da UFC

Os agraciados da edição de 2018 da Medalha Engenheiro Paulo de Frontin foram José Maria de Sales Andrade Neto, engenheiro mecânico formado pela UFC, professor aposentado da Instituição e chefe de Gabinete do Reitor; Francisco de Queiroz Maia Júnior, engenheiro civil formado pela UFC e atual secretário de Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Ceará; e Francisco Ariosto Holanda, engenheiro civil formado pela UFC, docente aposentado da Instituição e deputado federal licenciado.

Ariosto Holanda discursou representando o trio de medalhistas e falou sobre o orgulho e as boas recordações que tinha da antiga Escola de Engenharia, primeiro como aluno, depois como docente. Lembrou do saudoso Prof. Cândido Toledo, que, na aula de saudade da sua turma, aconselhou aos alunos não esquecer que a engenharia é "a arte de criar, de inovar e de interferir no meio".

"Do Centro de Tecnologia recebemos apoio importante para implantar projetos estratégicos do nosso Estado, como o NUTEC [Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará], o biodiesel e o suporte a pequenas e médias empresas, prestando serviços ao governo e ao setor produtivo", declarou Ariosto.

Imagem: Evento ocorreu no Auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia (CT) da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)TRIBUTO – As homenagens seguiram com o descerramento de placa alusiva aos 50 anos de formatura de alunos de Engenharia Civil e de Engenharia Mecânica graduados em 1968. Falando em nome da turma de veteranos, o engenheiro civil Cleto Prata Crisóstomo, bastante emocionado, recordou a trajetória do jubileu de ouro dos colegas a partir da faculdade. "Fizemos uma grande caminhada como profissionais e cidadãos, e muito dela foi amparada pelo que vivenciamos e aprendemos aqui na nossa Escola de Engenharia. Hoje, estamos neste significativo encontro prestando contas dos nossos agradecidos corações sobre o que fizemos do patrimônio recebido, incluindo a amizade plantada desde o início", compartilhou Cleto.

Foram homenageados na solenidade, com certificados recebidos por familiares, os professores José Lourenço Mont'Alverne e Raimundo Oliveira de Souza, falecidos neste ano.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331