Grupo de Pesquisas com Abelhas da UFC publica artigo na revista "Agricultural Systems"

Imagem: foto de abelha mamangava polinizando flor de maracujáO artigo "Agricultural area losses and pollinator mismatch due to climate changes endanger passion fruit production in the Neotropics" (Perda de área agrícola e desencontro com polinizador devido a mudanças climáticas ameaça a produção de maracujá nos Neotrópicos), elaborado por integrantes do Grupo de Pesquisas com Abelhas da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Prof. Guy Smagghe, da Universidade de Ghent, na Bélgica, foi publicado, neste mês, na revista Agricultural Systems, periódico internacional que lida com questões relacionadas aos sistemas agrícolas.

A publicação é resultado da tese de Antônio Diego de Melo Bezerra, que concluiu neste ano Doutorado Integrado em Zootecnia na UFC. Orientado pelo Prof. Breno Magalhães Freitas, do Departamento de Zootecnia, o estudo aborda a questão do impacto das mudanças climáticas sobre a cultura do maracujá e as abelhas polinizadoras (mamangavas).

Também são autores do artigo os pesquisadores Alípio José de Souza Pacheco Filho e Isac Gabriel Abrahão Bomfim, integrantes do Grupo de Pesquisas com Abelhas. O trabalho está disponível para download gratuito até 26 de janeiro no site da revista.

No artigo, os autores apresentam o papel das mudanças climáticas na polinização considerando o efeito dessas mudanças tanto sobre os polinizadores como sobre a cultura do maracujá para toda a região Neotropical. Além disso, projetam os cenários de impactos moderado e pessimista do Painel Internacional das Mudanças Climáticas (IPCC) em dois momentos futuros (2060 e 2080).

Os resultados obtidos na pesquisa mostram que as mudanças climáticas podem levar a consideráveis perdas de habitat para as abelhas mamangavas e de áreas propícias ao cultivo do Imagem: Foto de maracujás em árvore da plantamaracujá.

Os modelos preveem uma redução potencial de 31% a 54% nas áreas adequadas à coocorrência das abelhas e da cultura, aumentando consideravelmente o desencontro espacial entre o cultivo do maracujá e suas abelhas polinizadoras naturais, o que agrava uma situação já crítica, a qual força o uso de polinização manual.

O trabalho conclui que, caso providências não sejam tomadas para assegurar populações dos polinizadores nas áreas remanescentes adequadas, a cultura do maracujá estará ameaçada na região Neotropical.

Fonte: Prof. Breno Magalhães Freitas, do Departamento de Zootecnia – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.