Alunos da Camerata de Cordas da UFC promovem campanha virtual de financiamento coletivo

Imagem: Foto dos integrantes da Camerata de Cordas da UFC segurando instrumentosO grupo de estudantes que integra o projeto Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará foi convidado para participar do III Encontro de Cordas Flausino Valle, que ocorrerá na cidade de Pelotas (RS), de 6 a 14 de julho de 2019. Para viabilizar os custos com transporte, os estudantes lançaram na Internet uma campanha de financiamento coletivo na qual a sociedade poderá contribuir diretamente e ajudar os alunos a participar do evento.

A campanha on-line permite que a comunidade faça doações e ainda receba recompensas pela parceria. A meta é arrecadar, até 31 de março de 2019, R$ 25 mil, valor que custeará as passagens aéreas dos 18 integrantes. As recompensas aos benfeitores da campanha vão desde cartões-postais, marcadores de livro e camisas até apresentações artísticas exclusivas.

O EVENTO – O Encontro de Cordas Flausino Valle (ECFV) é um evento que conjuga todas as áreas de ensino instrumental de cordas friccionadas, dedilhadas e pinçadas, com vasta programação de masterclasses e oficinas de instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão e piano correpetidor.

A primeira edição do encontro foi realizada em 2017, na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco (AC). O II ECFV ocorreu em 2018, em Fortaleza (CE), e foi promovido pela UFC. A terceira edição será na cidade de Pelotas (RS), em 2019, através de parceria institucional da UFAC e da UFC com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

A participação da Camerata de Cordas da UFC no III Encontro de Cordas Flausino Valle será uma grande oportunidade para o desenvolvimento técnico, musical e artístico de cada um dos integrantes. Além de possibilitar uma rica experiência de intercâmbio entre esses jovens músicos e os de outros grupos, projetos e universidades do País, contribuirá para o crescimento intelectual, afetivo e social dos participantes, através da prática instrumental coletiva.

SOBRE A CAMERATA – Dezoito jovens fazem parte da Camerata de Cordas, entre alunos de ensino médio e estudantes de graduação da UFC: Vanêssa Pereira Gomes, Rafael Ribeiro de Souza, Alana Shelda Gomes da Silva Cruz, José Roberto Pereira de Freitas Júnior, Amanda Helen Macedo da Silva, Ewerson Alves de Farias, Juliana Lima, Gustavo Cymrot, Jorge Ribeiro, Abel Gomes da Silva Neto, Sílvio Henrique Cordeiro Oliveira, Bruno Queiroz Alves, Juliana Almeida Feitosa, Vanessa Mendes Soares, Ana Vitória Santos Silva, Jonathan Peroba Freitas de Souza, Johnnie da Silva Nascimento e Francisca Lorena Ferreira Brito.

A Camerata de Cordas da UFC iniciou suas atividades em março de 2016, como conjunto de música de câmara. O grupo desenvolve um repertório pedagogicamente selecionado e tem atuado na formação de crianças e adultos em turmas de nível iniciante, intermediário e avançado.

A camerata já realizou diversas apresentações artísticas e participou de eventos culturais como o Festival Acordes do Amanhã (2017), o Festival UFC de Cultura (2017), o I Encontro de Música Instrumental da UFC (2017), o III Festival Internacional de Orquestras Jovens – Eurochestries, em Sobral (2017), o Circuito UFC-Arte (2016/2017), o Projeto Clássicos da Lagoa (2017/2018) e o II Encontro de Cordas Flausino Valle (Fortaleza-CE, 2018).

Fonte: Gustavo Cymrot, aluno de Educação Física da UFC e integrante da Camerata de Cordas da Universidade – fone: 85 99614 7677 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.