UFC é credenciada para aplicação de exame de proficiência em língua portuguesa CELPE-BRAS

Imagem: Logomarca do CELP-BRASA Universidade Federal do Ceará foi credenciada como posto aplicador do exame CELPE-BRAS, que fornece certificado oficial de proficiência em português como língua estrangeira. Os testes serão aplicados a partir de 2019 para estudantes, professores e pesquisadores estrangeiros, por meio da coordenação do programa Idioma sem Fronteiras na Universidade.

Além da UFC, outros 26 postos aplicadores foram credenciados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 15 deles no Brasil e outros 11 no exterior. A notícia do credenciamento pode ser acessada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (14).

O calendário de inscrições e de aplicação do CELPE-BRAS será divulgado oportunamente no site da Pró-Reitoria de Relações Internacionais, responsável pelo Idioma sem Fronteiras na UFC, programa que possibilitou o credenciamento, feito em julho deste ano, durante o Encontro de Coordenadores do CELPE-BRAS, realizado em Brasília.

O EXAME – Aplicado pelo INEP com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o CELPE-BRAS é o único exame que fornece certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro.

Internacionalmente, o certificado é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa, sendo exigido no Brasil pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no País.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFC – fone: 85 3366 7333