Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência é instalada na BCH

Imagem: O reitor Henry Campos apontou a abertura democrática da Universidade para as pessoas com deficiência (Foto: Jr. Panela/UFC)Foi instalada oficialmente, sexta-feira (21), pelo reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, a Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência, unidade ligada à Biblioteca Universitária que funciona no prédio da Biblioteca de Ciências Humanas, na área 1 do Centro de Humanidades (Campus do Benfica).

Entre servidores docentes e técnico-administrativos presentes ao local, o reitor Henry Campos compartilhou o agradecimento "pela cadeia de sensibilidade para criar esse projeto" e apontou a abertura democrática da Universidade para esse público, através de cotas específicas. "Mais importante que equipamentos é a consciência que formamos para o tratamento das pessoas com deficiência, com quem temos uma dívida enorme. Fico feliz enquanto reitor em ver nossa gestão ter como meta o cuidado às pessoas, com esforço e compromisso para tratá-las com dignidade", disse.

A diretora da Secretaria de Acessibilidade (UFC-INCLUI), Profª Vanda Leitão, explicou que o atendimento às pessoas com deficiência no acesso ao conhecimento foi o primeiro investimento da UFC-INCLUI, através da Divisão de Produção e Edição de Materiais Acessíveis. "Nessa perspectiva, não poderíamos fazer esse trabalho sem a parceria da Biblioteca Universitária. Uma das metas da política de acessibilidade é a descentralização desse serviço, para que cada biblioteca possa atender os estudantes e os servidores com deficiência", explica.

A iniciativa também foi comemorada por Jonatan Soares, diretor da Biblioteca Universitária. "Para nós é muito gratificante. Sempre fomos muito preocupados em fazer as bibliotecas da UFC acessíveis a todos. Há muito tempo já tínhamos uma Comissão de Acessibilidade e vimos que precisaríamos de uma seção dentro do sistema de bibliotecas dedicada à questão. Além disso, já existem núcleos presentes em todas as bibliotecas dos campi do interior e em cinco da Capital", aponta. Os núcleos de Fortaleza funcionam na Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, na Biblioteca de Ciências da Saúde e nas bibliotecas da Faculdade de Direito e da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).

Veja outras imagens no Flickr da UFC

Imagem: A nova seção capacita usuários no uso de bases de dados científicas e bibliotecários da Universidade para o atendimento ao público de pessoas com deficiência (Foto: Jr. Panela/UFC)DEMANDA – Ao trabalho de produção de acervo para pessoas com deficiência visual, desenvolvido anteriormente através de parceria com a Secretaria de Acessibilidade (UFC-INCLUI), a seção, criada neste semestre, incorporou a promoção de pesquisas voltadas ao uso da informação por pessoas com deficiência, a capacitação de usuários no uso de bases de dados científicas e a capacitação de bibliotecários da Universidade para o atendimento ao público de pessoas com deficiência.

A coordenadora da unidade, Clemilda dos Santos Sousa, explica o surgimento da seção. "O aumento da demanda de alunos com deficiência e a necessidade de institucionalizar a política de inclusão dentro do sistema de bibliotecas motivaram a criação para que houvesse um atendimento em rede dessas pessoas, otimizando tempo, recursos, e capacitando outros bibliotecários para desenvolver competências e habilidades no tratamento da informação para pessoas com deficiência e no seu atendimento", pontua.

ATENDIMENTO – Além da coordenadora e bibliotecária Clemilda dos Santos Sousa, integram a equipe da Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência a bibliotecária Giordana Nascimento de Freitas Silva e a assistente em administração Alana Larisse Saraiva de Farias.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, no 1º andar da Biblioteca de Ciências Humanas. Interessados podem entrar em contato ainda por telefone, através do número 85 3366 7655, ou por e-mail, pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Clemilda dos Santos Sousa, coordenadora da Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência – fone: 85 3366 7655