Rádio Debate reprisa série sobre os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Imagem: Nos programas foram abordados temas como liberdade de imprensa, censura e fake news; prevenção aos homicídios na adolescência; proteção a refugiados e igualdade racial, dentre outros (Foto: Divulgação)A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completou 70 anos em dezembro de 2018, foi tema de uma série especial promovida pelo programa Rádio Debate que teve início em novembro deste ano. Ao longo de dois meses, foram transmitidos, pela Universitária FM, 20 programas ao vivo, envolvendo 62 convidados que participaram dos debates – cada um com uma hora de duração.

Desde o último dia 24, a série está sendo inteiramente reprisada, sempre das 11h30min às 12h30min, de segunda a sexta-feira. O vigésimo e último programa será exibido no dia 18 de janeiro de 2019.

Ao longo dos programas especiais, o Rádio Debate explorou os principais valores do mais importante documento em defesa da garantia dos direitos fundamentais, criado no dia 10 de dezembro de 1948. Justiça, igualdade e dignidade humana também são valores que a produção do Programa Rádio Debate, a Universitária FM e a própria Universidade Federal do Ceará (UFC) perseguem desde o começo de nossa história. Pautar e promover os direitos humanos é uma das premissas principais do Rádio Debate desde o seu surgimento, em 1999, como projeto de extensão da UFC.

No decorrer da série, foram pautados temas como: liberdade de imprensa, censura e fake news; prevenção aos homicídios na adolescência; proteção a refugiados; igualdade racial, consciência negra e afro-brasilidade nas escolas; democracia e austeridade; saúde mental; prevenção e enfrentamento da violência; intolerâncias política, ideológica e religiosa; assassinatos de meninas; feminicídios; criminalização e resistência dos movimentos sociais; acessibilidade e cultura; defesa do trabalho associado e voluntário, desenvolvimento sustentável e justiça social; cultura e liberdade; direitos da pessoa com deficiência; igualdade, justiça e dignidade humana; e outros tantos temas transversais e entrelaçados aos direitos humanos.

Imagem: Além de professor e ouvidor da UFC, Agostinho Gósson foi diretor executivo da Universitária FM e, por mais de 15 anos, apresentou o programa Rádio Debate (Foto: Jr. Panela)SÉRIE DEDICADA A AGOSTINHO GÓSSON – Os 20 programas foram dedicados ao jornalista e professor Agostinho Gósson, que faleceu também no mês de dezembro, três anos atrás. Ele foi diretor executivo da Universitária FM e, por mais de 15 anos, apresentou o programa Rádio Debate.

Agostinho tem uma história que se confunde com a própria história da Universitária FM. Ele afastou-se de nossos microfones no dia 24 de abril de 2015, quando apresentou seu último programa e entrou em licença médica para tratar de um câncer no fígado. A Universitária FM e seus ouvintes só tiveram a ganhar com a firmeza intelectual, a experiência e a retidão de caráter de Agostinho Gósson, que, antes de partir, também exercia o cargo de ouvidor da UFC.

O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h30min às 12h30min. Mais informações também podem ser acompanhadas através do Twitter do programa (@radiodebate) ou pelo Instagram da emissora (@universitariafm). A série sobre os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos foi apresentada pelo jornalista Caio Mota e pelo locutor Pedro Vítor, com produção da jornalista Raquel Chaves e apoio do bolsista de extensão Luís Valente. Na operação de áudio estão Assis Lima e João Pedro.

Todos os programas da série ficarão disponíveis no site da Universitária FM, à medida que forem reprisados.

Fonte: Raquel Chaves, produtora do Rádio Debate – fone: 85 3366 7477