Reitor recebe vencedores da etapa regional de competição mundial de siderurgia

Imagem: nove homens em pé posam para foto no gabinete do reitor O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, recebeu, na tarde desta segunda-feira (14), as equipes vencedoras da etapa regional da SteelChallenge, competição internacional de siderurgia organizada pela Steeluniversity. As equipes que irão representar as Américas do Norte e do Sul nas categorias Estudante e Indústria são formadas por alunos e ex-alunos da UFC.

Na ocasião, os competidores explicaram como funciona a disputa, que tem como principal objetivo produzir a tonelada de aço mais barata a partir de simulação no computador. Na etapa regional, ocorrida no dia 28 de novembro, eles disputaram com candidatos das Américas do Norte e do Sul e tiveram 24 horas para produzir um tipo de aço específico ao menor custo.

"Eu gostaria de parabenizá-los e torcer para que venham [resultados positivos de] muitos outros estudantes", afirmou o reitor. Orgulhoso, o diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Prof. Almir Holanda, disse que a Universidade vem se destacando na disputa, a qual proporcionou grande visibilidade ao Curso de Engenharia Metalúrgica. Esta é a quarta vez consecutiva que a UFC leva representantes para a etapa mundial da SteelChallenge.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

Os vencedores da etapa regional vão a Madri (Espanha) em abril para a etapa mundial da SteelChallenge. Na ocasião, os competidores terão duas horas para desenvolver o aço com as propriedades especificadas na hora. As equipes disputarão com os vencedores regionais das outras três regiões: Ásia e Oceania; Europa, Comunidade dos Estados Independentes, Oriente Médio e África; e China, além do segundo colocado com melhor pontuação entre todas as regiões.

"O desafio é que a gente passa bastante tempo estudando uma coisa, mas quando chega no dia da competição, é uma novidade", destacou Mateus Nunes, integrante da equipe vencedora da etapa regional na categoria estudantil. Por isso, o grupo reúne estudantes e profissionais da área para trocar experiências e definir estratégias de disputa.

Imagem: Estudantes e profissionais sentados à mesa de reunião junto com reitor e Prof. Almir HolandaÉ o caso do aluno do último ano da graduação em Engenharia Metalúrgica Ruy Alves. Campeão regional no ano de 2015 e segundo colocado no Mundial do mesmo ano, ele integra a equipe que irá disputar o mundial na categoria Indústria. "Quem ganha [em edições anteriores] não compete, mas ajuda os outros", explicou.

Além dele, compõem a equipe na categoria Indústria: Marcelo Angelotto, graduado em Engenharia Metalúrgica pela UFC em 2017, campeão regional da SteelChallenge 2018 e representante da equipe na etapa mundial; Darley Lima, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais; e Marcos Daniel Gouveia, campeão regional e mundial da SteelChallenge em 2015.

Na categoria Estudante, integram a equipe: Dylan Santos, campeão regional da SteelChallenge 2018 e representante do grupo na etapa mundial; além dos estudantes Daniel Almeida, Bruno Saunders e Mateus de Oliveira, todos alunos do Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC.

Leia mais: Estudantes da UFC vencem etapa regional de competição mundial de siderurgia

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331