Reitor visita obras do Instituto Confúcio no Pici; inauguração está prevista para abril

Reitor e equipe da administração superior nas instalações do Instituto ConfúcioO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, visitou nesta quinta-feira (17) as obras da futura sede do Instituto Confúcio, em área anexa e reformada da Seara da Ciência, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Ele esteve acompanhado do pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. José Soares de Andrade Júnior, e da vice-diretora do Instituto Confúcio, Profª Chen Yo. A inauguração da sede está prevista para abril.

Na visita, o arquiteto Newton Becker, da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), autor do projeto de reforma e adequação do prédio, e os professores Roberto Vieira e Camila Barros, do Curso de Design, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC, explicaram detalhes sobre os trabalhos, que estão em fase de acabamento.

Quando concluída a obra, a sede do Instituto será um espaço rico em referências à cultura chinesa. O arquiteto Newton Becker, que esteve em 2016 naquele país asiático buscando inspiração para o projeto, concebeu um ambiente de muita leveza e transparência, valorizando a luz natural, com o uso de materiais como vidro, madeira e metal. Ele projetou também um jardim para o pátio interno com elementos que remetem à paisagem da China, como bambus, ponte de madeira e pintura do chão simbolizando um rio. Está prevista ainda uma instalação lembrando um pagode chinês (tipo de torre com múltiplas beiradas).

Da planta interna original do projeto, uma modificação recente foi a divisão da única e grande sala de aula em duas, com capacidade para 30 alunos cada. No mais, a sede contará com espaços para biblioteca, coordenação pedagógica, gabinete de professores e sala de reuniões.

Veja outras imagens da visita no Flickr da UFC

Os professores Camila Barros e Roberto Vieira coordenam o trabalho no Escritório-Modelo de Design, responsável pela ambientação e sinalização de todo o espaço, que terá indicações em mandarim e português. Eles contam com a colaboração de bolsistas, o que se reveste numa atividade de formação. O bolsista Roberto Carvalhedo lidera a equipe formada por outros dois alunos.

Entre as tarefas está a realização do projeto e execução de dois grandes painéis modulares com iluminação de LED e ilustrações inspiradas em padronagens chinesas. O Prof. Roberto Vieira explica que a execução do projeto elaborado no Escritório Modelo é executado na Oficina Digital do Departamento com corte das peças a laser, o que dá mais precisão no acabamento.

INTERNACIONALIZAÇÃO – O reitor aprovou o novo equipamento, que tem toda uma simbologia, procurando, ao máximo, dar o sentido de congraçamento entre a cultura local e a chinesa.
O Prof. José Soares destacou que a instalação da sede do Instituto Confúcio no Campus do Pici representa um passo a mais na internacionalização da UFC.

A Profª Chen Yo demonstrou satisfação com o que viu da reforma. Informou que estão vindo da China obras em mandarim para a biblioteca do Instituto e que, quando plenamente instalado, o Instituto será também um espaço para exposições e outras atividades ligadas à cultura chinesa.

SAIBA MAIS – Resultado de parceria entre a UFC e a Universidade de Nankai, uma das mais importantes da China, o Instituto Confúcio iniciou as atividades ano passado com Curso de Mandarim, realizado provisoriamente em instalações da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), no Benfica.

A primeira turma, em caráter experimental, era composta por alunos, professores e servidores técnico-administrativos da UFC e por gestores e funcionários do Governo do Estado do Ceará.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331