UFC assina acordo regional de cooperação técnica em segurança da informação

Imagem: Reitor recebe convidados no gabineteO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, participou de um encontro com técnicos e gestores da área de tecnologia da informação, na tarde desta sexta-feira (22). Na oportunidade, a comitiva assinou o Acordo de Colaboração Técnica em Segurança da Informação e Comunicações. O documento contempla uma rede de 16 universidades públicas e privadas, institutos federais e empresas estatais, como a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) e a Empresa Municipal de Informática (EMPREL), ligada à Prefeitura do Recife. O acordo abrange toda a região Nordeste e estabelece um alinhamento interinstitucional para processos, políticas, capacitação de pessoal, normas, protocolos de segurança e soluções para vulnerabilidades no âmbito da tecnologia da informação.

Desde o ano passado, a UFC participou da criação dessa iniciativa em rede, junto com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Uma equipe de pesquisadores e técnicos da UFC irá para o II WORKCOLAB, seminário temático anual sobre segurança da informação, que ocorrerá em abril, em Salvador (BA). Durante a reunião, o reitor colocou à disposição os espaços, os servidores docentes e técnico-administrativos da Instituição para organizar e sediar a terceira edição do evento, prevista para 2020.

Veja mais fotos da reunião no Flickr da UFC

Para Henry Campos, devido à localização geográfica, o Estado do Ceará tem "se consolidado como um hub de tecnologia da informação", reunindo pesquisa científica e investimentos públicos e privados no setor. O litoral cearense é um ponto estratégico, pois é por onde chegam diversas conexões de cabos interoceânicos de fibra óptica que interligam o País a África, Europa e América do Norte. O Prof. Henry citou também o trabalho da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da UFC em coordenar as melhorias estruturais no backbone, a infraestrutura básica de Internet.

"Nós temos avançado muito com investimentos na infraestrutura e em sistemas de segurança da informação. A parceria da UFC com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) é vital, alcançando também o Governo do Estado, muito por causa do que é produzido aqui pela Universidade. Hoje temos uma sala-cofre que é modelo, que poucas instituições no Brasil têm", afirmou o reitor.

Participaram da reunião a coordenadora de segurança da informação Rosangela Saraiva Carvalho e o técnico de tecnologia da informação André Souto Soares Afonso, ambos da UFPE; o diretor de segurança da informação da STI/UFC, Amarildo Rolim, e o assessor de governança da STI/UFC, Márcio Correia.

Leia mais: Projeto elevará velocidade da conexão de internet nos campi

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331