- Quinta, 28 Fevereiro 2019 09:35
A maioria das plantas cultivadas pelos seres humanos depende da polinização (realizada principalmente por abelhas) para produzir ou aumentar a produção de seus frutos. Em geral, as pesquisas sobre o tema assumem que os diversos tipos, variedades e híbridos agronômicos de uma espécie cultivada são igualmente atrativos para os insetos polinizadores.
Porém, pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) descobriram que as abelhas africanizadas utilizadas na polinização do meloeiro não apenas usam o odor das flores para distinguir diferentes tipos dessa cultura, mas apresentam preferência por visitar flores de certos tipos de melão em detrimento de outros.
Como a quantidade de visitas feitas pelas abelhas tem influência direta na produção de frutos, os resultados da pesquisa abrem nova perspectiva no desenvolvimento de variedades mais atraentes para os polinizadores. Veja a matéria completa no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: 85 3366 7331