Núcleo da UFC oferece serviço de declaração de Imposto de Renda à comunidade

Imagem: O NAF é vinculado à FEAAC da UFCO programa de extensão Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Federal do Ceará oferece pela primeira vez, em parceria com a Receita Federal, um serviço gratuito de declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para as comunidades interna e externa.

A solicitação pode ser feita até 25 de abril, na sala do NAF, localizada na Av. da Universidade, 2486, na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). O atendimento ocorre às segundas e quartas-feiras, das 8h às 11h, e às terças e quintas-feiras, das 16h às 20h30min.

Pode solicitar o serviço a comunidade em geral com rendimento bruto anual de até R$ 50.000,00, além da comunidade acadêmica da UFC (estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos).

Os interessados deverão levar os seguintes documentos:

– declaração de Imposto de Renda do ano anterior (caso tenha declarado);
– comprovante de rendimento emitido pela empresa em que trabalha ou, no caso de trabalhadores autônomos, documentos como comprovante de recebimento de aluguéis, recibos emitidos a pessoa física, entre outros;
– extratos bancários para fins de Imposto de Renda (conta-corrente, poupança, aplicações financeiras com valor superior a R$ 140,00); além do número do CNPJ da instituição bancária correspondente;
– comprovantes de despesas médicas e escolares pessoais e de dependentes (cursos de idiomas não são considerados);
– cópias do CPF, título de eleitor e comprovante de endereço;
– cópia do CPF de dependentes de qualquer idade;
– para quem possui bens, data de aquisição e área do imóvel, além do número de registro no cartório, e número do RENAVAM de veículo(s).

As regras sobre quem deve fazer a declaração do IRPF foram divulgadas, pela Receita Federal, em fevereiro deste ano e podem ser vistas na Instrução Normativa nº 1.871.

O NAF esclarece que as declarações serão realizadas em momento posterior ao atendimento presencial e, em caso de ausência ou inconsistência nos documentos, entrará em contato com o contribuinte.

Fonte: Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UFC – fone: 85 3366 7693 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.