MAUC realiza programação especial na Semana Nacional de Museus 2019

Imagem: Logomarca da Semana Nacional de MuseusTeve início na segunda-feira (13) e segue até sábado (18) a programação do Museu de Arte da UFC (MAUC) dentro da Semana Nacional de Museus 2019. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o evento traz, em sua 17ª edição, o tema "Museus como núcleos culturais – o futuro das tradições".

Constam na programação do MAUC oficinas, rodas de conversa, lançamento de livro, dentre outras ações. Destaque para a abertura, na segunda-feira (13), de 8h às 12h, com a atividade "Ocupação cultural: a negritude no fio da palavra", com performance poética de Pedro Henrique Oliveira da Silva, exibição do documentário Brasil: uma história inconveniente (2000, por Phil Grabsky, para a BBC/History Channel) e o painel "Para além do Dragão do Mar: fragmentos de memória de protagonistas negras/os na história da abolição no Ceará". Integram o debate Saulo Rocha, do MAUC; Adilbênia Machado, Rafael Ferreira da Silva e Sandra Petit, do Núcleo das Africanidades Cearenses (NACE/UFC); Fátima Vasconcelos, do Ludicidade, Discurso e Identidade nas Práticas Educativas (LUDICE/UFC); e Marco Antônio Lima do Bonfim, do Grupo de Estudos Discurso, Identidades, Raça e Gênero (GDIRG/UECE).

Desde 2009, o MAUC faz parte da Semana Nacional de Museus, organizada pelo IBRAM. O objetivo é convidar os museus, as instituições culturais e a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). A iniciativa celebra ainda o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio.

Confira a programação completa da Semana Nacional de Museus 2019 no MAUC.

Fonte: Graciele Siqueira, museóloga e diretora do MAUC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480