Inauguradas novas instalações do Departamento de Saúde Comunitária da UFC

Imagem: Foto de sala de aula com cadeiras vazias dispostas em ordem classeFoi inaugurada, no último dia 10, a nova área física do Departamento de Saúde Comunitária (DSC) da Universidade Federal do Ceará. Localizadas no 5º andar do Bloco Didático Professor Ronaldo Ribeiro, as instalações contam com 622 metros quadrados de área física útil, incluindo parte administrativa, auditório com 90 lugares, duas salas de aula com 45 lugares e sala de estudos integrada à biblioteca.

Possuem ainda salas para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão nos mais variados setores do campo da saúde coletiva e da medicina de família e comunidade, e doenças infecciosas.

A solenidade de inauguração foi realizada no novo auditório e contou com a presença da pró-reitora de Extensão, Profª Márcia Machado; da diretora da Faculdade de Medicina (FAMED), Profª Valéria Goes; da coordenadora de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC (PRPPG), Profª Geanne Matos; do superintendente do Complexo Hospitalar UFC/EBSERH, Prof. Luciano Moreira; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Prof. Carlos Henrique Alencar; do chefe do Departamento de Saúde Comunitária, Prof. Roberto da Justa; do Professor Emérito da UFC Elias Salomão, além de representantes do Centro Acadêmico XII de Maio. A atividade ocorreu no contexto das comemorações dos 71 anos da Faculdade de Medicina da UFC.

SAIBA MAIS – O Departamento de Saúde Comunitária é um dos oito departamentos da FAMED e também um dos mais antigos. Sua origem remonta ao ano de 1959, quando da criação do Instituto de Medicina Preventiva (IMEP), instituição pioneira na UFC no desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas da medicina preventiva e medicina comunitária. Inicialmente denominado Departamento de Higiene e Medicina Preventiva, em 1972 passou a se chamar Departamento de Saúde Comunitária. Hoje é composto por 24 docentes e 8 servidores técnico-administrativos, realizando a gestão acadêmica de 12 disciplinas de graduação, das quais 10 do Curso de Medicina e 2 do Curso de Enfermagem.

Fonte: Secretaria do Departamento de Saúde Comunitária/FAMED – fone: (85) 3366 8044