Ateliê sem fronteiras abre inscrições para workshop sobre projeto arquitetônico

Imagem: foto do prof Juan RoisEstão abertas, no site da Fundação ASTEF, as inscrições para o curso "Ateliê sem fronteiras – workshop operações formais". A iniciativa acontece de 8 a 12 de julho, no Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (DAU+D), e contará com a presença do arquiteto e professor Juan Rois, mestre em arquitetura pela Universidade de Illinois, em Chicago, nos Estados Unidos.

São oferecidas 36 vagas e podem participar estudantes, professores e profissionais da área interessados no estudo de Projeto Arquitetônico. O curso totaliza 30 horas-aula e as atividades serão realizadas das 9h às 12h e das 14h às 17h, no DAU+D (Av. da Universidade, 2890, Benfica).

O tema "Operações formais" será apresentado através de procedimentos fundamentais ao processo projetual para explorar o potencial de técnicas de representação como ferramentas de transposição. O trabalho será realizado a partir de exercícios curtos que focalizem a atenção no momento de transposição de um modo de representação a outro, de maneira sequencial. Através do acúmulo de interpretações, o aluno chegará, ao final do curso, ao projeto de uma residência unifamiliar em terreno genérico.

O "Ateliê sem fronteiras – workshop operações formais" é um curso de extensão realizado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC, coordenado pelo Prof. Bruno Braga. O objetivo é promover intercâmbios e discussões teóricas, metodológicas e práticas acerca do Projeto Arquitetônico, através de workshops de uma semana com professores e arquitetos convidados de outras localidades. Mais informações estão disponíveis no perfil do Ateliê sem fronteiras no Instagram.

Fonte: Prof. Bruno Braga, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC – fone: (85) 3366 7495