Curso de Gastronomia integra publicação com receitas a partir de espécies nativas da flora brasileira

Imagem: capa do livro com foto de um prato escuro, uma colher de pau e planta ao lado do pratoEstá disponível para download, no site do Ministério do Meio Ambiente, de forma gratuita, o livro Biodiversidade Brasileira: sabores e aromas, primeira obra que divulga receitas criadas integralmente com ingredientes de espécies nativas da biodiversidade brasileira. Na publicação, o capítulo que aborda a região Nordeste é de autoria de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), através do projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição.

O livro resultante do projeto conta com 335 receitas ao todo, criadas ou revisitadas por chefs, gastrônomos, cozinheiros e nutricionistas de todo o Brasil. Foram selecionadas 64 espécies alimentícias brasileiras para o preparo das receitas, sendo 55 frutíferas/castanhas e nove hortaliças.

Professores e alunos do Curso de Gastronomia da UFC, em parceria com pesquisadores do Curso de Nutrição da UECE, e da EMBRAPA, estudaram os ingredientes da região Nordeste entre os anos de 2015 e 2018 e identificaram 221 espécies, em 29 famílias botânicas, com importância econômica atual ou potencial. Dentre elas, foram destacadas como "de altíssima prioridade": araçá, bacuri, cajá, cajuí, jabuticaba, jenipapo, mangaba, murici, pequi, pitanga, umbu e o umbu-cajá.

Assinam o capítulo 4 do livro, relativo à região Nordeste do País, os seguintes professores da UFC: Adriana Camurça Pontes Siqueira, Eveline de Alencar Costa, José Arimatea Barros Bezerra, Paulo Henrique Machado de Sousa, Rafael Queiroz Gurgel do Amaral e Robson Nascimento da Mota. Contribuíram também para o texto as docentes Aline Caetano Freire e Derlange Belizário Diniz, da UECE, e o pesquisador Ricardo Elesbão Alves, da Embrapa Alimentos e Territórios, de Maceió (AL).

SOBRE O BFN – O projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição (Biodiversity for Food and Nutrition – BFN) é uma iniciativa internacional do Global Environment Facility (GEF), da Bioversity International e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Tem como objetivo promover espécies nativas com alto valor nutricional desconhecidas ou pouco utilizadas na dieta cotidiana brasileira. Também fazem parte da ação internacional Quênia, Sri Lanka e Turquia.

Fonte: Prof. Sandro Gouveia, diretor do Instituto de Cultura e Arte da UFC – fone: (85) 3366 9223