Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação divulga resultado de bolsas PIBIC e PIBITI

Imagem: O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes, afirma que mesmo em condições externas desfavoráveis no financiamento à pesquisa, a administração da UFC fez um grande esforço para manter e até ampliar bolsas de incentivo á pesquisa (Foto: Jr. Panela)A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará divulgou nesta quinta-feira (11), na Plataforma Ícaro Moreira, o resultado da seleção de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Na área de cada orientador, consta o número de cotas de bolsas recomendadas no mérito para cada programa, mas, conforme previsto em edital, o número total de bolsas a ser implementado em ambos os programas não pode exceder duas bolsas remuneradas. Cada orientador que estiver com um número de cotas recomendado acima de duas bolsas remuneradas nos programas PIBIC e PIBITI será contatado, individualmente, para que indique quais bolsas, dentro do limite de duas, ele irá implementar.

De acordo com a PRPPG, para o PIBIC serão disponibilizadas nesse momento 801 bolsas remuneradas, atendendo a 60,1% da demanda qualificada. As cotas de bolsas a ser distribuídas até o momento são provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (601 cotas) e da própria UFC (200 cotas).

A Pró-Reitoria ainda aguarda a resposta da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) sobre a concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) para este ano. A UFC pleiteou 250 cotas de bolsas de iniciação científica à FUNCAP no início de 2019, mas o resultado do Edital nº 11/2018 daquela fundação ainda não foi divulgado pela agência. Caso sejam concedidas, as cotas de bolsa da FUNCAP serão distribuídas obedecendo à ordem de classificação dos projetos, seguindo rigorosamente as regras de distribuição previstas no Edital nº 07/2019 – PIBIC 2019/2020. ft 190711 bolsas posgraduacao1 gr

A PRPPG informa que, de acordo com o estabelecido no edital referente à distribuição de bolsas remuneradas disponíveis nesta data de divulgação dos resultados, os projetos aprovados na prioridade 1 foram contemplados com 505 bolsas; e na prioridade 2, com 276 bolsas.

No âmbito de uma política de indução, 20% das cotas de bolsas da UFC foram alocadas para projetos dos campi localizados no Interior conforme previa o edital e; portanto, foi possível contemplar todos os projetos advindos do Interior e que foram aprovados no mérito. Devido a essa política, foram alocadas 14 bolsas na Prioridade 3 e 6 bolsas na Prioridade 4. Os detalhes sobre o que vem a ser cada prioridade estão disponíveis no item 7.2 do Edital nº 2/2018.

No programa PIBITI foram disponibilizadas 32 bolsas do CNPq e 6 bolsas da UFC, suficientes para atender a 59,3 % da demanda qualificada, sendo 24 bolsas na prioridade 1 e 14 bolsas na prioridade 2. No âmbito de uma política de indução, 8 bolsas do total de cotas disponíveis no PIBITI foram alocadas para projetos dos campi localizados no Interior, conforme previa o Edital nº 10/2019. Em 2019, a UFC criou por meio de resolução (Resolução nº 13/CEPE, de 26 de novembro de 2018) a bolsa PIBITI e pela primeira vez a instituição disponibiliza 6 cotas para o programa.

ft 190711 bolsas posgraduacao2 gr

"Mesmo em condições externas desfavoráveis no financiamento à pesquisa, a administração da UFC fez um grande esforço para manter as cotas do PIBIC e ampliou o programa PIBITI, e fomos capazes de captar o maior número de bolsas do CNPq para o PIBIC e PIBITI na história desses programas. Se confirmar a expectativa que temos em relação à FUNCAP, teremos a maior quantidade de bolsas de iniciação científica e tecnológica da história da UFC", afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes de Souza Filho.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: (85) 3366 9943