Pesquisador espanhol Enrique Rodríguez Castellón recebe título de Professor Honoris Causa da UFC

Imagem: Prof. Enrique Castellón e reitor Henry Campos"Desfruto trabalhando e só trabalho com amigos". Uma das frases mais proferidas pelo catedrático de Química Inorgânica da Universidade de Málaga, na Espanha, Enrique Rodríguez Castellón, serve como ilustração de sua cooperação científica com a Universidade Federal do Ceará. Na noite dessa quinta-feira (11), a parceria de mais de 15 anos de estudos junto ao Departamento de Engenharia Química da UFC foi celebrada com a entrega do título de Professor Honoris Causa ao pesquisador espanhol.

A cerimônia aconteceu no auditório da Reitoria e teve início com a condução do homenageado à mesa solene, feita pelo diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Prof. Carlos Almir Holanda; pelo professor do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil, José de Paula Barros Neto; e pelo chefe do Departamento de Engenharia Química, Prof. Rodrigo Silveira Vieira. Além de Castellón, a mesa foi composta pelo reitor da UFC, Prof. Henry Campos; pelo diretor e pela vice-diretora do Centro de Tecnologia da UFC, Prof. Almir Holanda e Profª Diana Azevedo, respectivamente; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFC, Prof. Antônio Gomes; pela pesquisadora Mona Lisa Oliveira, da Universidade Estadual do Ceará (UECE); e pelo coronel Francisco Ponte, da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Fez a saudação ao Prof. Castellón em nome da UFC a Profª Diana Azevedo, ressaltando passagens do pesquisador pela Universidade. "Essa interação crescente do Prof. Enrique Castellón com nossos professores e pesquisadores o colocaram em posição privilegiada de ser, ao mesmo tempo, testemunha e protagonista das estratégias de internacionalização da nossa Universidade, particularmente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química", afirmou a docente.

Imagem: A Profª Diana Azevedo trouxe em números o trabalho de Castellón na UFCA Profª Diana Azevedo trouxe em números o trabalho de Castellón na UFC: colaborou com 12 docentes, dos Departamentos de Engenharia Química, Química Analítica e Físico-Química, e Física, e com eles publicou mais de 60 artigos em periódicos indexados de 2007 a 2019, que receberam quase 1.300 citações. Um resultado direto é a evolução da Pós-Graduação em Engenharia Química ao longo dos anos na nota da avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). De nota 3 na criação do curso de mestrado em 2004, hoje o programa é conceito 6, de visibilidade internacional.

Logo em seguida falou o homenageado, que enfatizou a excelência da pesquisa conjunta feita pelas duas universidades. "Começamos a trabalhar juntos na temática da adsorção, catálise e, acima de tudo, em teses de doutoramento que permitiram que alunos da UFC e da Universidade de Málaga realizassem teses de alta qualidade, refletidas pelos numerosos trabalhos que foram publicados em revistas internacionais de maior prestígio. Aqui em Fortaleza e em Málaga se trabalha duro e bem", avaliou Enrique Castellón.

O mais novo Professor Honoris Causa da UFC ainda agradeceu a honraria e declarou que ela servirá como estímulo para projetos futuros no estudo de catalisadores, biomateriais e demais questões relacionadas ao meio ambiente. "Sempre digo que primeiro sou professor, e depois pesquisador. Ser membro do corpo docente da UFC me permitirá continuar com mais força e entusiasmo na formação de jovens. Carregarei sempre em meu coração a Universidade Federal do Ceará", concluiu.

Imagem: Prof. Enrique CastellónAs iniciativas e parcerias no sentido de internacionalização da pesquisa da UFC deram o tom do discurso do reitor Henry Campos. "Acreditamos no poder da internacionalização, porque entendemos a universalidade do saber. Eis porque, na atual gestão, investimos fortemente nessa área, buscando abrir portas para o fluxo das ideias e do conhecimento. Cabe a nós buscar parcerias internacionais para desenvolver novos potenciais regionais, gerando conhecimento de alto impacto e soluções para os problemas do Estado e de outras regiões", disse.

Para o reitor, contribuições internacionais como a do Prof. Enrique Castellón fortalecem não apenas as unidades nas quais atuam, mas a Universidade como um todo. "Impõe-se, aqui, reconhecer o impulso que o Professor Castellón trouxe à nossa Pós-Graduação em Engenharia Química, que logo passaria a contar com pós-doutorado. É com esse tipo de diálogo que a Universidade Federal do Ceará vem construindo a excelência e ascendendo em todos os rankings que mensuram a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão", analisou.

SAIBA MAIS ‒ O Prof. Enrique Rodríguez Castellón nasceu em Madri em 1955, é graduado em Ciências Químicas pela Universidade Autônoma de Madri (1977), mestre em Química pela Universidade de Porto Rico (Campus de Mayagüez, 1980) e doutor em Ciências Químicas pela Universidade de Málaga (1983), com menção honrosa.

Com 30 anos de docência e mais de 35 anos de atuação em pesquisa, o homenageado tem uma produção científica voltada para o desenvolvimento de novos materiais e suas aplicações em catálise ambiental e energias limpas, sendo também uma das maiores autoridades mundiais na técnica de espectroscopia fotoeletrônica de raios X (XPS ou ESCA).

Ele é autor de cinco patentes e mais de 430 artigos publicados em periódicos científicos (índice h = 50 e 9.771 citações, segundo a base de dados Google Scholar Citations, consultada em 16 de maio de 2018). Tem sido grande colaborador do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331