FUNCAP concede 200 bolsas e PIBIC e PIBITI na UFC atingem recorde de 1.039 bolsas

Imagem: Com bolsas da FUNCAP, CNPq e UFC, os dois programas passam a contar com um total de 1.039 bolsas, quantidade já registrada na UFC (Foto: Divulgação)A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará divulgou nesta quinta-feira (18), na Plataforma Ícaro Moreira, novas concessões de bolsas remuneradas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e no Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Foram concedidas 200 cotas pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), sendo 188 bolsas para o PIBIC e 12 para o PIBITI. Com isso, os dois programas passam a contar com um total de 1.039 bolsas na UFC, maior quantidade já registrada na Instituição.

Isso porque, no último dia 11, a PRPPG já havia noticiado a disponibilização de 801 bolsas remuneradas para o PIBIC, provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (601 cotas) e da própria UFC (200 cotas). E 38 para o PIBITI, sendo 32 bolsas do CNPq e 6 bolsas da UFC.

De acordo com a PRPPG, com o novo cenário, todos os projetos aprovados no PIBIC passam a ter pelo menos uma bolsa remunerada. Esse aporte de cotas da FUNCAP permitiu atender 74% da qualificada no PIBIC (ou seja, 74% de todas as bolsas pleiteadas) e 78% no PIBITI. Na figura abaixo é mostrada a evolução do número de bolsas disponíveis nos dois programas ao longo dos anos.

Imagem: Evolução do número de bolsas PIBIC e PIBITI na UFC

"Em um cenário de restrições orçamentárias para a pesquisa desde 2015, estamos contentes em disponibilizar para os dois programas o maior número de bolsas que já tivemos na história. Isso só foi possível graças à prioridade que a administração da UFC deu para os programas bem como a nossa competitividade em captar bolsas das agências, resultado do bom desempenho da instituição na pesquisa e pós-graduação nos últimos anos", comemora o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes.

Leia mais: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação divulga resultado de bolsas PIBIC e PIBITI

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: (85) 3366 9943