Aluno de Medicina de Sobral é único brasileiro em programa na Universidade de Cambridge

Imagem: Foto do estudante Mateus EsmraldoO aluno Mateus Esmeraldo, do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará em Sobral, é o único aluno brasileiro nesta edição do Pembroke-King's Summer Programme, programa de verão oferecido pelas faculdades King's College e Pembroke College, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Até o dia 18 de agosto, ele participa de três cursos relacionados à neurociência: Neurociência Contemporânea, Neurociência Computacional e Ciência Comportamental Animal e Humana. As atividades começaram no dia 6 de julho e têm duração de 45 dias.

O programa reúne 350 estudantes de todo o mundo para conhecer a experiência de estudar na Universidade de Cambridge. A instituição oferece 45 cursos em áreas diversas, e cada estudante escolhe até três cursos para participar.

De acordo com Mateus, os participantes do programa têm aulas diárias de cerca de uma hora e quinze minutos com um professor da universidade e, a cada dois dias, uma aula participativa, na qual o aluno deve discorrer sobre um tema selecionado pelo docente. O restante do tempo é destinado a estudos e pesquisas individuais. Ao fim do programa, o estudante deverá entregar dois ensaios e uma dissertação.

Para a seleção, foram considerados aspectos como histórico escolar, índice de rendimento acadêmico (tomando por base critérios internacionais), proficiência em inglês, currículo e carta de recomendação. No caso de Mateus, a carta foi enviada pelo neurocirurgião Paulo Roberto Lacerda Leal, professor do Curso de Medicina da UFC em Sobral.

O estudante, que vai iniciar em agosto o oitavo semestre de Medicina em Sobral, destaca a importância de participar de um programa em que há contato com professores que são referência mundial na área de neurociência e neuroendocrinologia e com estudantes de outros países.

"Tive contato com alunos de diversos cursos de universidades renomadas dos Estados Unidos (Harvard, Universidade da Califórnia), China e França, o que tem sido muito proveitoso. Há outros alunos que cursam medicina em outros países, como Hong Kong, por exemplo, e tem sido muito interessante entender as diferenças entre nossas universidades, o que pode me ajudar a trazer futuramente contribuições novas para a UFC, especialmente quanto a metodologias de ensino e pesquisa", relata.

Fonte: Mateus Esmeraldo, aluno do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.