Lançado edital para mobilidade de pós-graduandos no Laboratório Nacional de Nanotecnologia

Imagem: O LNNANO tem a melhor infraestrutura do País para desenvolvimento de pesquisa na área de nanomateriais (Foto: Antonio Jose Scarpinetti/Unicamp)Estão abertas, até 9 de agosto, inscrições de propostas para o desenvolvimento de atividades de pesquisa a serem realizadas por estudantes de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Ceará no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNANO), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). A iniciativa se enquadra no Termo de Cooperação Técnica nº 22.0273/2019, celebrado entre a UFC e o CNPEM em fevereiro deste ano.

Como estabelece o Edital nº 14/2019, poderão ser contempladas até cinco propostas de pesquisa. Podem concorrer estudantes de qualquer programa com pesquisas nas áreas de nanociência e nanotecnologia. O aluno beneficiado terá mantida sua bolsa de estudo (mestrado ou doutorado) durante a realização das atividades no LNNANO, além de receber passagens áreas e ajuda de custo para o deslocamento, de acordo com as normas vigentes e disponibilidade orçamentária.

Conforme o termo de cooperação, durante o período em Campinas, o CNPEM garantirá aos estudantes de pós-graduação da UFC as condições necessárias para a execução das atividades previstas no plano de trabalho e todos os benefícios que concede a seus bolsistas.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes, afirma que "a mobilidade acadêmica para realizar mestrado e doutorado sanduíche no LNNANO é uma oportunidade muito interessante que a atual gestão passa a oferecer a nossos alunos de pós-graduação. Eles terão acesso a um ambiente de pesquisa de nível internacional e a uma infraestrutura que é o estado da arte na área de nanociência e nanotecnologia, o que possibilitará a inserção das pesquisas em publicações científicas mais qualificadas e relevantes, beneficiando tanto a formação do estudante quanto a visibilidade internacional da UFC".

O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNANO) tem a melhor infraestrutura do País para desenvolvimento de pesquisa na área de nanomateriais, que vai desde a caracterização avançada por meio das técnicas modernas de microscopia eletrônica até a nanofrabricação e a nanotoxicologia.

Mais informações sobre inscrições e demais procedimentos do processo seletivo estão disponíveis no Edital nº 14/2019.

Fonte: Prof. Antonio Gomes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: (85) 3366 9943