Professor do CAEN publica artigo em periódico internacional de economia

Imagem: homem de paletó e gravata sentado dando uma palestra. Ao fundo, banner lilás com o título: Pesquisa violência doméstica e familiar contra a mulherO Prof. José Raimundo Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará, publicou, neste mês, artigo científico no Quantitative Economics, periódico internacional editado pela The Econometric Society.

O artigo "College choice, selection and allocation mechanisms: a estructural empirical analysis" foi produzido em coautoria com os professores Thierry Magnac, da Universidade de Toulouse, na França, e Qizhou Xionf, da Universidade Otto von Guericke Magdeburg, na Alemanha.

De acordo com o Prof. Raimundo Carvalho, o artigo analisa o processo de escolha de cursos universitários por estudantes cearenses do último ano do ensino médio de forma quantitativamente mensurável, considerando que esses alunos interagem mutuamente. A primeira contribuição do artigo é adotar uma estratégia empírica de duas etapas que usa informações sobre o desempenho nos exames para estimar as probabilidades de sucesso em cada possível escolha de curso universitário.

Em segundo lugar, estimam-se os parâmetros de preferência das escolhas de curso universitário observados quando os alunos jogam estrategicamente, levando em conta suas probabilidades de sucesso esperadas. Os alunos interagem em um jogo de "congestionamento" (congestion game), em que as escolhas de outros alunos afetam suas próprias probabilidades de sucesso.

A terceira contribuição do artigo é analisar os efeitos sobre a distribuição final de alunos entre as universidades (alocação) e o bem-estar individual desses estudantes e dessas universidades nas cidades de Fortaleza, Sobral e Barbalha, a partir de três diferentes mecanismos contrafactuais (situações propostas teoricamente, mas que ainda não existem na prática).

Os autores apresentam os conflitos resultantes de se escolher e, consequentemente, mensurar custos e benefícios de cada mecanismo proposto (trade-off) em três dimensões: custos associados à seleção de alunos que procuram de forma exagerada dado curso de graduação (custos de congestionamento); adequação da seleção dos estudantes; e qualidade da correspondência resultante, ou seja, fazer com que o "melhor" candidato seja selecionado no "melhor" curso.

Ainda segundo o professor, esses três experimentos visam analisar questões da política de acesso universitário importantes para os debates sobre a escolha universitária, o Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a reforma universitária. Os resultados mostram que a escolha de um mecanismo de alocação tem consequências consideráveis tanto para as universidades quanto para os alunos, algo desconsiderado nos sistemas de seleção das universidades federais no Brasil.

O artigo oferece recomendações concretas para balizar certos aspectos da reforma universitária proposta pelo Governo Federal brasileiro. "Estou muito satisfeito com essa publicação, pois realizei quatro ações importantes que um cientista deve sempre perseguir: levar o nome da UFC a um contexto internacional de produção científica de alta qualidade; praticar a internacionalização da UFC ao publicar com pesquisadores internacionais; atuar de maneira multidisciplinar ao aplicar economia às questões educacionais; e dar retorno social à população de meu Estado, ao discutir um tema de alta relevância prática e atual", revela o Prof. Raimundo Carvalho.

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho, da Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da UFC – fone: (85) 3366 7751