XXXI Semana Nacional de Oceanografia segue até sábado (3), no Campus do Pici e no LABOMAR

Imagem: Na identidade visual do evento, os organizadores deram destaque ao fóssil do peixe Cladocyclus gardneri, encontrado na região do Cariri (Imagem: Divulgação)Com o tema "Oceanografia e o semiárido: o mar vai ao sertão", foi aberta nessa segunda-feira (29), às 13h, no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Av. Humberto Monte, s/n) da Universidade Federal do Ceará, a XXXI Semana Nacional de Oceanografia (SNO). Realizada pela primeira vez no Ceará, o evento prosseguirá até 3 de agosto, com atividades também no Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC, situado na Av. da Abolição, 3207, no Meireles.

A palestra magna, às 14h, teve como tema "Técnicas e avanços tecnológicos no semiárido, manejo para aquicultura e unidades de conservação". Além de palestras, da programação constam minicursos, workshops e atividades culturais. Entre os minicursos estão "Ecologia e recuperação de manguezais", "Práticas no cultivo de camarão marinho em alta densidade com reúso de água", "Qualidade de águas marinhas para recreação de contato primária ‒ abordagem microbiológica". O tema do workshop é "Introdução à teoria e técnicas de mergulho". Outros detalhes da programação podem ser conferidos nas redes sociais do evento no Instagram e no Facebook.

MAR E SERTÃO ‒ Na identidade visual do evento, os organizadores deram destaque ao fóssil do peixe Cladocyclus gardneri, um dos maiores predadores dos antigos ambientes geológicos na região do Cariri que tanto podia viver em água salgada como doce. "A região do Cariri, no extremo sul do Ceará, possui uma riqueza quanto à diversidade de fósseis, o que traz um testemunho da deriva continental – com o encontro da América do Sul e África (Araripe-Gabão). Nela, a presença da formação Romualdo [paleontológica] marca a última invasão do mar, deixando uma coleção de peixes na região", informam os organizadores.

Fonte: Profª Ozilea Menezes, diretora do LABOMAR ‒ fone: (85) 3366 7005