Empossados 19 novos servidores para os campi de Fortaleza, Sobral e Crateús

Imagem: foto do grupo de servidores que tomou posse junto com o reitor e a pró-reitora adjunta de gestão de pssoasJá era o fim da tarde dessa segunda-feira (29) quando o Auditório Antônio Martins Filho, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, se preparava para mais uma ocasião festiva. Em cerimônia presidida pelo reitor Henry Campos, 19 novos servidores docentes e técnico-administrativos tomaram posse e reforçaram as equipes de trabalho dos campi de Fortaleza, Sobral e Crateús.

A pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas da UFC, Editinete Garcia, deu as boas-vindas ao público presente à solenidade. "É uma felicidade tê-los conosco nos quadros desta Instituição. Quero cumprimentar também a todos os familiares que vêm brindar esse momento tão especial de ingresso na grande universidade que é a UFC", afirmou.

Veja outras imagens da posse no Flickr da UFC

Além de congratular os empossados e lhes reconhecer o mérito, o reitor Henry Campos se referiu a conquistas recentes da Universidade, que, neste mês de julho, alcançou a marca de 100 Imagem: foto da servidora Lara Bulamarquimil profissionais formados. Ele destacou dados do Ministério da Educação, nos quais a UFC tem se consolidado com a 10ª melhor universidade pública brasileira e a 2ª mais procurada do País, com cerca de 147 mil inscritos disputando vagas em 119 cursos de graduação de todas as áreas do conhecimento.

"Estive nos campi do Interior na última semana para as colações de grau, e se vê que a expansão foi feita com qualidade. Com o sistema ENEM/SISU e as cotas, a UFC realmente se democratizou, mudou o perfil, deixou de ser uma universidade de elite. Hoje damos uma contribuição social muito mais relevante, porque a maioria desses jovens é a primeira geração de suas famílias que frequentou um curso superior", disse.

O reitor anunciou que, no início de agosto, será inaugurada uma usina solar fotovoltaica na Fazenda Experimental Vale do Curu, no município de Pentecoste. Em operação, a usina gerará eletricidade para toda a UFC, com o intuito de buscar autossuficiência e soberania energética. No prazo de 20 anos, segundo Henry Campos, será possível inclusive vender o excedente produzido, o que se tornará importante fator de financiamento para a própria Universidade.

Imagem: foto da servidora Liliana MartinsNOVOS PLANOS ‒ A leitura do termo de compromisso dos servidores foi feita por Lara Burlamaqui Veras, que assumiu o cargo de docente do Departamento de Cirurgia, da Faculdade de Medicina (FAMED), na área de coloproctologia. Anteriormente, ela atuava como médica de urgência do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC e, agora também lecionará para a turma do internato e será preceptora da residência médica. "É gratificante fazer parte da equipe dessa Universidade ímpar. Estou com o sentimento de querer contribuir mais ainda como professora, no contato direto com os alunos, aprendendo muito com eles", revelou.

A alegria da posse era partilhada por Liliana Martins, bibliotecária-documentalista do Campus de Crateús, com o marido Autair e os colegas bibliotecários da Instituição. Natural de Ipu, ela veio há cinco anos para Fortaleza cursar Biblioteconomia na UFC e, no ano passado, ingressou no Mestrado em Ciência da Informação. Conciliando a pesquisa de pós-graduação com a admissão no novo emprego, Liliana se sente motivada a voltar ao Interior e trabalhar para que outros jovens também tenham perspectivas e oportunidades. "É um orgulho muito grande servir a essa Universidade e poder retribuir tudo o que ela me proporcionou. Antes eu achava que a graduação era uma conquista longínqua, praticamente impossível para mim, vinda de família pobre do interior do Ceará. A partir do momento que você chega aqui, o sonho só aumenta", celebrou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331