UFC institui reconhecimento do Notório Saber em Cultura Popular Tradicional

Imagem: Foto de um homem branco sentado sorrindo. Ao lado, um homem negro, também sentadoA Universidade Federal do Ceará instituiu o reconhecimento do Notório Saber em Cultura Popular Tradicional, a ser entregue, em caráter excepcional, a candidatos com atuação relevante na área do conhecimento específico. A aprovação foi dada nessa segunda-feira (29), em reunião ordinária do Conselho Universitário (CONSUNI).

Para se candidatar ao reconhecimento, o interessado deverá produzir um memorial, que incluirá a descrição de suas atividades e a respectiva documentação comprobatória, conforme determinação da resolução.

O reconhecimento poderá referir-se a título de graduado, mestre e doutor, a depender da definição da comissão avaliadora. Essa comissão será composta por três professores ou ex-professores, um dos quais da UFC e os outros dois de instituições de ensino superior ou de pesquisa reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Os três deverão lecionar ou já ter lecionado disciplinas de áreas comuns ou correlatas à área de apreciação.

O parecer da comissão será apreciado por um colegiado de um programa de pós-graduação stricto sensu em área afim do pleito e passará por aprovação pelo conselho da unidade acadêmica no qual o programa está inserido. Caso seja acolhido, o memorial será remetido, juntamente ao parecer justificando a decisão, ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFC, que decidirá sobre o reconhecimento do notório saber. A UFC também aceitará o Notório Saber em Cultura Popular Tradicional reconhecido por outra universidade.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

Imagem: foto de pessoas em reunião em formato de círculoO relator da resolução, Prof. Sandro Gouveia, afirma que buscou, para a elaboração do texto, referência em resoluções semelhantes de outras instituições de ensino superior, como Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

O reitor Henry Campos comemorou a aprovação da resolução: "A Universidade está dando um grande passo no sentido da abertura e reconhecimento aos artistas com esses saberes".

NOVOS CURSOS ‒ A reunião ordinária do CONSUNI também definiu pela aprovação da criação de novos cursos de mestrado e doutorado pela Instituição, que seguirão agora para avaliação e possível aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação.

Foram aprovados os seguintes cursos: mestrados profissionais em Gestão Contemporânea e Secretariado Executivo (a ser ministrado pela Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade ‒ FEAAC), Segurança Pública e Criminologia (Centro de Humanidades) e Tecnologia Educacional (Instituto UFC Virtual); mestrado acadêmico em Gastronomia (Instituto de Cultura e Arte ‒ ICA); doutorado profissional em Avaliação de Políticas Públicas (Centro de Ciências Agrárias ‒ CCA); e doutorado acadêmico em Patologia (Faculdade de Medicina).

Também foi aprovada a extinção de quatro cursos da UFC: Economia Doméstica (bacharelado e licenciatura), Química Industrial e Magistério Indígena Tremembé Superior. O bacharelado em Economia Doméstica teve suas duas últimas alunas formadas na colação de grau 2019.1. Os outros cursos já não possuíam alunos matriculados. Com isso, todos os cursos de graduação da UFC agora encontram-se plenamente ativos.

GESTÃO DE RISCOS ‒ Na reunião do CONSUNI, foi aprovada ainda a instituição da Política de Gestão de Riscos (PGR), que estabelece a gestão de riscos da Universidade Federal do Ceará, cujo gerenciamento deverá ser implementado de forma gradual em todas as áreas da UFC. Para a implantação da PGR, a Secretaria de Governança deverá elaborar o Plano de Gestão de Riscos da Universidade, a ser apreciado e aprovado pelo Comitê de Governança. O plano terá como objetivo detalhar os processos relativos à gestão de riscos e orientar a sua implementação.

Fonte: Conselho Universitário da UFC – fone: (85) 3366 7340