50 anos do planejamento e 40 da administração: homenagens marcam solenidade

Imagem: Foto de homens sentados em uma mesa em um palco e, em destaque, outro homem em um púlpitoUm momento para celebrar a bela história de dedicação e profissionalismo daqueles que ajudaram a Universidade Federal do Ceará a se tornar uma das maiores e melhores instituições de ensino superior do País. Assim foi a cerimônia ocorrida nessa segunda-feira (5), na Reitoria, em comemoração dos 50 anos da Pró-Reitoria de Planejamento e dos 40 anos da Pró-Reitoria de Administração da UFC, que desde 2017 foram fundidas em uma mesma unidade de gestão ‒ a atual Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD).

Veja outras imagens da cerimônia no Flickr da UFC

A gênese dessa história remonta a 1955, ano de instalação da UFC. Naquele ano, foi criada a Comissão de Finanças e Orçamentos, embrião do que anos mais tarde (em 1969) se tornaria a Pró-Reitoria de Planejamento. O primeiro presidente da comissão foi o Prof. Prisco Bezerra, um dos fundadores da UFC, que hoje dá nome ao Campus do Pici.

Imagem: foto de três homens brancos em pé. Dois deles seguram placas de homenagemNa cerimônia, esse e outros pontos da rica trajetória das áreas de planejamento e administração na Universidade foram contados pelo filho de Prisco e ex-reitor da UFC, Prof. Roberto Cláudio Frota Bezerra, que falou em nome dos ex-pró-reitores de ambas as áreas homenageados no evento. "Todos deram enorme contribuição a este formidável edifício que é a UFC", parabenizou.

LEGADO ‒ O atual pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, destacou o "profícuo legado" que ambas as pró-reitorias deixaram para a gestão da Universidade e salientou seu "orgulho e mais profundo respeito pelo trabalho de todos que contribuíram com essa história". Esse legado, segundo ele, tem sido fundamental para que, nos dias atuais, a UFC esteja em um momento de êxito e conquistas em diversas frentes, apesar de todas as dificuldades financeiras que têm se colocado sobre as universidades nos últimos anos.

Confira entrevista:

Almir ponderou que, mesmo com todos os esforços em termos de boas práticas de gestão, o atual contingenciamento (de cerca de R$ 47 milhões) das despesas não obrigatórias acarretará graves prejuízos às atividades da Instituição, caso não seja suspenso o quanto antes. Porém, ao lembrar que a Universidade já atravessou outros momentos de crise e se manteve forte, citou Guimarães Rosa para dizer que "o que a vida quer da gente é coragem".

SOMA DE TALENTOS ‒ O reitor Henry Campos reverenciou todos os pró-reitores que passaram pelo comando das áreas de planejamento e administração e disse que eles são parte do coração da Universidade. Segundo ele, o empenho e a competência tanto da atual equipe como das anteriores resultam na consolidação da UFC como instituição de excelência, fato cada vez mais corroborado por diversos rankings. "Essa Universidade é o que é pela soma de talentos, porque ela reúne o que há de melhor na inteligência do Ceará", elogiou. Por fim, reiterou que "a UFC sempre foi e vai continuar sendo o maior patrimônio da história do povo cearense".

Veja entrevista com o reitor da UFC:

Além do reitor Henry Campos, compuseram a mesa do evento os ex-reitores Renê Barreira e Roberto Cláudio; o pró-reitor e o pró-reitor-adjunto de Planejamento e Administração, Almir Bittencourt e Augusto Albuquerque, respectivamente; e o representante dos servidores técnico-administrativos da PROPLAD, Horácio Luiz de Souza, da Coordenadoria de Licitação.

HOMENAGENS ‒ A cerimônia contou com a entrega de placas de reconhecimento ‒ recebidas das mãos do reitor ‒ como forma de homenagem a todos os pró-reitores que comandaram as pastas de planejamento e administração ao longo da história da UFC (aqueles já falecidos foram homenageados in memoriam, com as placas sendo recebidas por parentes). Na sequência, foi inaugurada na PROPLAD uma galeria com os retratos de todos os ex-pró-reitores de planejamento e administração, constituindo novo espaço de memória da UFC.

Confira entrevista com a Profª Denise Corrêa, pró-reitora de Administração de 2012 a 2017:

LANÇAMENTOS ‒ Durante a solenidade, foram lançados um site em homenagem aos 50 anos da PROPLAD, desenvolvido pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE) em parceria com a Divisão de Design e Fotografia da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI) da UFC, além do Anuário estatístico 2019 (ano-base 2018) e do Relatório da gestão 2015-2019, que serão disponibilizados posteriormente no site da pró-reitoria.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331