Curso de Publicidade e Propaganda realiza debate sobre monopólios digitais da Internet

Imagem: O ponto de partida do evento será a apresentação de uma tese que aborda tecnologia, informação e poder (Imagem: Divulgação)O Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará realiza, na próxima quinta-feira (8), às 10h30min, debate sobre os chamados monopólios digitais da Internet e seus impactos em áreas como economia, cultura e política.

O evento ‒ que é aberto ao público e não requer inscrição prévia ‒ ocorre na sala de videoconferência do Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

O ponto de partida para a discussão será a apresentação da tese intitulada Tecnologia, informação e poder: das plataformas online aos monopólios digitais, do jornalista Jonas Valente, doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). A palestra é parte das atividades da semana de recepção dos novos alunos do curso.

Na ocasião, também será lançado o Laboratório de Pesquisas sobre Tecnologia, Políticas e Economia da Comunicação (TELAS). O grupo, coordenado pela Profª Helena Martins, do Curso de Publicidade e Propaganda, terá como objetivo discutir as transformações nas comunicações e a relação delas com a dinâmica do sistema capitalista em sua etapa atual.

Alguns dos temas a serem abordados pelo TELAS são: as tecnologias digitais e seus impactos na sociedade e, particularmente, nos mercados de comunicações; a regulação do setor; a modulação algorítmica de comportamentos; o trabalho mediado por plataformas e os usos das redes sociais nas disputas políticas.

Fonte: Profª Helena Martins, do Curso de Publicidade e Propaganda ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.