Projeto de recém-graduado pela UFC é finalista em prêmio nacional de arquitetura

Imagem: foto de simulação de um prédio do projeto Da Ocupação Se Faz ArquiteturaO projeto Da Ocupação Se Faz Arquitetura, de Francisco Lucas Costa Silva, está entre os finalistas na categoria Universitários do 6º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel. O projeto, também apresentado pelo autor como trabalho de conclusão de curso (no semestre passado) em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Ceará, foi orientado pela Profª Solange Maria de Oliveira Schramm. O resultado final será divulgado no dia 17 de outubro, em São Paulo.

Francisco Lucas explica que o projeto surgiu de sua inquietação com a quantidade de prédios abandonados e subutilizados no Centro de Fortaleza. A partir de leituras críticas, que consideram os "vazios urbanos como espaços possíveis para a atuação do arquiteto e urbanista", o jovem propôs ocupar esses espaços para o uso da cidade.

"Dessa forma, surge a ideia de 'ocupar' esses vazios com funções diversas e públicas, entendendo ocupar como uma reivindicação de direitos", explica. Assim, em Da Ocupação Se Faz Arquitetura, sugere a intervenção em cinco prédios do Centro da capital cearense, transformando os imóveis abandonados em escola, teatro, abrigo, praça e mirante, e aponta diretrizes para o percurso a ser realizado entre esses edifícios, como a transformação da Rua Major Facundo em uma via compartilhada.

Para a orientadora do trabalho, Profª Solange Schramm, o projeto, "apesar de seu caráter experimental, é muito criterioso quanto à sua viabilidade construtiva". A classificação de Francisco Lucas no prêmio, na opinião dela, representa o reconhecimento do esforço e do trabalho do jovem. "Trata-se de um tema que considera preocupações fundamentais para se pensar arquitetura e cidade em nossos dias, a exemplo da sustentabilidade e preservação de nosso patrimônio construído, por meio da utilização de edifícios abandonados, mas em ótimo estado de conservação", afirma.

Além do projeto de Francisco Lucas, o Prêmio de Arquitetura selecionou ainda outros dois trabalhos na mesma categoria: Morro da Viúva: Paisagem Sufocada, de Eduardo Romano e Bruno Imagem: foto de Francisco Lucas Costa SilvaBins; e Praça das Águas, de Danielle Khoury Gregorio e Raquel Khoury Gregorio.

PRÊMIO – Promovido em parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel, o prêmio tem o objetivo de reconhecer produções arquitetônicas de destaque no Brasil como forma de valorizar projetos inovadores na forma de pensar e construir o espaço social. O prêmio é dividido em duas categorias: Profissionais, destinada a projetos construídos por arquitetos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil; e Universitários, voltada a projetos (não construídos) que se adequem ao tema "Revitalização, requalificação, renovação" desenvolvidos por estudantes universitários.

Os projetos finalistas serão apresentados em uma exposição no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e publicados no catálogo do prêmio. Dentre os projetos selecionados na categoria Universitários, um será premiado com estágio remunerado em um escritório de arquitetura. A divulgação dos premiados ocorrerá no dia de abertura da exposição, marcada para 17 de outubro, em São Paulo.

Mais informações no site do prêmio.

Fontes: Profª Solange Schramm, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Francisco Lucas, egresso do Curso de Arquitetura e Urbanismo – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.