Programa de Iniciação Científica PIBIC-Ensino Médio está com inscrições abertas

Imagem: Estudantes em laboratório da UFCEstão abertas, até as 18h do dia 26 de agosto, as inscrições para o processo unificado de seleção para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), que oferta bolsas de pesquisa a estudantes da rede pública, do ensino médio e fundamental.

O processo foi firmado mediante convênio entre a Universidade Federal do Ceará e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Conforme o Edital nº 01/2019, lançado pela Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), serão cinco bolsas remuneradas, no valor de R$ 100,00. Além destas, há a modalidade de Iniciação Científica-Voluntária, que não é remunerada. No edital, são ofertadas cinco bolsas nessa modalidade.

As inscrições no processo devem ser feitas pelos docentes da UFC. É exigido que os professores tenham doutorado e estejam atuando em regime de 40 horas semanais de trabalho. Para se inscrever, o orientador deve preencher os dados pessoais e a tabela de qualificação e enviar o projeto de pesquisa via e-mail para a coordenação de pesquisa da PRPPG (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Todas as instruções para preenchimento encontram-se disponíveis na página do programa.

O edital esclarece que a "seleção ficará a cargo do Comitê Interno (ou Comitê Institucional) do PIBIC-EM, nomeado mediante portaria do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC e constituído por representantes das áreas de conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na comunidade acadêmica da UFC, sob a presidência da coordenadora de Pesquisa da PRPPG".

Além disso, todo o processo de seleção terá supervisão de comitê externo, indicado pela PRPPG, conforme estabelecido pelo CNPq, e constituído por representantes das grandes áreas de conhecimento da CAPES.

Outras informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no Edital nº 01/2019 no site da PRPPG.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fone: (85) 3366 9943