CONSUNI aprova projetos sobre fundo patrimonial, modernização de pesquisas, patrimônio cultural e títulos honoríficos

Imagem: Brasão da UFC na sala do CONSUNI (Foto: Viktor Braga/UFC)O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará aprovou, em reunião ocorrida na última quarta-feira (14), a criação do Fundo Patrimonial da UFC, que terá o objetivo de arrecadar, gerir e destinar doações de pessoas físicas e jurídicas para programas, projetos e demais finalidades de interesse público. O fundo segue os termos da Lei nº 13.800, de janeiro de 2019.

Também foi aprovado o projeto de modernização das pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas nas áreas de Engenharia e Ciências Agrárias da Universidade, usando o ambiente do Parque Fotovoltaico, que será instalado na Fazenda Experimental da UFC localizada no Vale do Curu, em Pentecoste.

Outra proposta aprovada na reunião foi a criação do Comitê de Patrimônio Cultural da UFC. Entre suas atribuições, o Comitê será responsável por empreender um amplo levantamento em todas as unidades acadêmicas e administrativas da Universidade a fim de identificar e catalogar o patrimônio cultural (material e imaterial) da Instituição.

O Conselho aprovou ainda a proposta de alteração dos artigos 95 a 98 e de revogação dos artigos 90, 94 e 100 do Regimento Geral, relativos ao aproveitamento de estudos nos cursos de graduação.

HOMENAGENS – Foram aprovadas também quatro concessões de títulos honoríficos. O Prof. Gilmar de Carvalho, docente aposentado do Instituto de Cultura e Arte (ICA), receberá o título de Professor Honoris Causa. Já o bibliófilo, escritor e empresário José Augusto Bezerra será homenageado com o título de Doutor Honoris Causa. O pesquisador e produtor cultural Alemberg Lima e o artesão Espedito de Carvalho (o Espedito Seleiro) receberão o título de Notório Saber em Cultura Popular Tradicional. O servidor técnico-administrativo Evandro Martins da Silva será agraciado com a Medalha do Mérito Administrativo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331