UFC lança plataforma de tradução e revisão de textos acadêmicos

Imagem: um grupo de pessoas posam para foto no gabinete do reitorA Universidade Federal do Ceará, por meio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER), anunciou nesta quarta-feira (22) o lançamento da plataforma LETRARE (Laboratório de Edição, Tradução e Revisão de Textos Acadêmicos), que dará aos membros da comunidade acadêmica da UFC a possibilidade de ter seus trabalhos traduzidos e revisados em línguas estrangeiras.

O projeto, desenvolvido no âmbito da Coordenadoria de Internacionalização Linguística da PROINTER, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), foi lançado em reunião entre reitor, pró-reitores e estudantes, na Reitoria da UFC. A plataforma estará disponível para acesso no endereço prointer.ufc.br/letrare a apartir do dia 30 de agosto.

Veja outras fotos do lançamento no Flickr da UFC

Para o reitor, Prof. Henry Campos, o LETRARE supre uma demanda histórica da comunidade acadêmica, já que permitirá, por exemplo, a tradução de artigos científicos produzidos na Universidade para o inglês, sem qualquer custo.

“A falta de um programa como esse é algo que pode reduzir o número de publicações”, justificou o reitor, destacando os esforços da UFC para a internacionalização da Universidade, inclusive na recepção de alunos estrangeiros. “É uma felicidade ter cumprido esse dever. É muito saudável uma comunidade acadêmica com estrangeiros”, pontuou.

O pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. José Soares, classificou o LETRARE como “um sonho da Universidade. Muitas das principais publicações acadêmicas são feitas em inglês. Uma publicação de impacto hoje deve ser feita em inglês”, lembrou, ressaltando que o programa funciona ainda como laboratório de pesquisa para tradutores.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes, o lançamento da plataforma coloca a UFC junto a outras grandes universidades, que já oferecem esse tipo de serviço. “É uma prerrogativa que naturalmente se cria. A comunidade tem muito o que aproveitar, pois isso é algo que sobrevive a qualquer gestão”, afirmou.

BOLSISTAS – Coordenado pelas professoras Diana Fortier e Márcia Gradvohl, o LETRARE, que também é grupo de estudos no âmbito do programa Idioma sem Fronteiras, conta com a participação de bolsistas, que terão a oportunidade de realizar as atividades de tradução e revisão.

Fábio Martins, aluno do Curso de Letras Português-Inglês e um dos membros do projeto, entende que o LETRARE surge em um momento ideal para a Universidade. “Ele supre a necessidade tanto de ter uma forma de se projetar mais internacionalmente quanto supre a falta que tem de formação de tradutores dentro do Curso de Letras”, defende.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.