PROINTER celebra boas-vindas a estudantes intercambistas da UFC

Imagem: Grupo de novos intercambistas da UFC (Foto: divulgação)A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará e o Programa de Apoio ao Intercambista (PAI) realizaram na quinta-feira (29), no Auditório Antônio Martins Filho, a tradicional cerimônia de boas-vindas a estudantes estrangeiros em intercâmbio na UFC. Em sua 14ª edição, o evento contou com cerca de 30 intercambistas, oriundos de vários países, como Alemanha, França, Espanha, Itália, Colômbia, Cabo Verde, Camarões.

O evento foi aberto pelo grupo Verso de Boca, que pôde apresentar e representar por meio da poesia um pouco das produções de autores lusófonos como Fernando Pessoa e nordestinos como Patativa do Assaré.

A coordenadora de Mobilidade Acadêmica da PROINTER, Profª Talita de Vasconcelos, reforçou que a acolhida e o suporte ao estudante em intercâmbio na UFC são ações de extrema importância e estão em consonância com os anseios da Universidade para os próximos anos.

Durante o evento, os bolsistas do PAI fizeram uma apresentação sobre a cidade de Fortaleza, destacando informações sobre população, transporte, assistência em saúde e pontos turísticos.

O PAI é um projeto de extensão realizado em parceria com a PROINTER, e tem como objetivo auxiliar, integrar e orientar estudantes intercambistas nos seus primeiros momentos em Fortaleza e na Universidade. O programa foi criado em 2010 por três estudantes de Administração da UFC, entre eles Ítalo Cavalcante, que ao retornar ao Brasil, após intercâmbio na Alemanha, começou a auxiliar os alunos estrangeiros que iam fazer intercâmbio na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), orientando sobre temas como emissão de documentos para matrícula, localização de residência próxima ao campus, deslocamento até a faculdade etc.

Imagem: O grupo Verso de Boca fez a abertura das boas-vindas (Foto: divulgação)O programa adota o chamado “apadrinhamento”, em que um estudante da UFC torna-se padrinho ou madrinha voluntário de um estudante intercambista a partir de uma seleção que leva em consideração um alinhamento da área de estudo e idioma, dentre outros aspectos. Todos os semestres o programa realiza seleção de novos padrinhos e madrinhas voluntários.

Mais informações podem ser obtidas no perfil do PAI no Facebook (@pai.ufc) e no Instagram (@ufc.pai).

Fonte: Profª Talita Felipe de Vasconcelos, coordenadora de Mobilidade Acadêmica da PROINTER - fone: (85) 3366 7333