Primeira edição de 2019 do Corredor Cultural Benfica traz programação ampliada e novos espaços

Imagem: foto de dançarinos em frente a um banner do Corredor CulturalSob o lema “O bairro + bacana da cidade”, o mês de outubro marca o retorno de um dos projetos culturais e de ocupação urbana mais queridos de Fortaleza. O Corredor Cultural Benfica promove sua primeira edição de 2019 durante todo o domingo, 13 de outubro, no entorno da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853, Benfica) e na Praça da Gentilândia, localizada a dois quarteirões de distância.

Em seu terceiro ano, o projeto continua comprometido com a oferta de programação artística e cultural gratuita para todas as faixas etárias, incentivando a população ao uso dos diversos equipamentos que integram a UFC e outras instituições também localizadas no bairro boêmio.

As novidades deste ano começam pelo fechamento da Av. da Universidade (entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Avenida 13 de Maio), que antes ocorria apenas pela manhã e agora será das 5h às 17h. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC) irá promover o desvio do tráfego de veículos e assessorar o trânsito durante a programação.

O evento começa às 7h, com a Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura de Fortaleza, cujo trajeto passará pelo trecho interditado. Quem abre a programação diurna do palco principal, rente ao cruzamento entre as avenidas da Universidade e 13 de Maio, é o Trio Toada, grupo musical do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Em seguida, apresentam-se o grupo Choro Mandacaru, da UFC; o bloco de carnaval Garotos do Benfica, já tradicional no Carnaval da Avenida Domingos Olímpio; a companhia artística da Associação Vidança; e a brincante e percussionista Rosângela Ampúdia.

TENDA MULTICULTURAL – Ambiente inédito instalado no estacionamento do Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854, Benfica), o Espaço Tenda receberá, das 8h às 16h, a feira Mercado Coletivo da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), com expositores das áreas de artesanato, decoração, design, moda, dentre outras. Também das 8h às 16h, o local abriga a feirinha gastronômica com opções variadas de alimentação.

Das 9h às 10h, o projeto de extensão Dançar é Lazer, do IFCE, promove no local aulão aberto de dança de salão, enquanto, das 10h às 12h, a tenda faz jus à proposta circense e Imagem: foto de duas meninas balançando um grande pedaço de tecido nos Jardins da Reitoriarecebe os artistas do projeto Palco Aberto, com apresentações de palhaçaria, malabares e acrobacia para divertir crianças e adultos. Já a partir de 12h, o DJ Fish assume as pickups e anima o espaço com som ambiente e ritmos diversos.

JARDINS EM MOVIMENTO – A área verde da sede administrativa da UFC ficará pequena para o número de atividades ofertadas aos visitantes. Das 9h às 13h, funcionará no local uma das atrações mais esperadas: o projeto Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES). O acervo de brinquedos e jogos do ônibus colorido ficará à disposição das crianças e famílias, que também contarão, das 9h às 12h, com a animação do projeto Lazer Acadêmico do IFCE, cujos monitores promoverão brincadeiras e atividades de recreação coletivas.

A manhã segue animada nos jardins, com diversas feiras, apresentações e exposições simultâneas: às 10h , o grupo Papo de Tambor promove uma roda de ritmo tradicional tambor de crioula; das 8h às 16h, artesãs e brechós da feira Enel Compartilha Empreendedorismo expõem seus produtos; das 9h30min às 12h30min, o espaço do museu científico Seara da Ciência abre seus experimentos aos visitantes; das 9h às 14h, ocorre feirinha de adoção de cães e gatos com apoio da ONG Abrace (que receberá doações de ração); e das 9h às 16h, funciona a já tradicional Feira de Antiguidades do Corredor Cultural.

LEIA MAIS: 
Corredor traz pop, rock e performance para a praça
Corredor Cultural terá oficinas, visitas guiadas e serviços

Serviço:
Corredor Cultural Benfica 2019 – 1ª Edição
Data: 13 de outubro (domingo), das 7h às 22h
Local: Entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) e Praça João Gentil
Informações: www.corredoculturalbenfica.com | facebook.com/corredorculturalbenfica | instagram.com/corredorculturalbenfica
Grátis

Fonte: Produção do Corredor Cultural Benfica – fone: (85) 3276 2525 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.