Em reunião marcada por chegadas e despedidas, CEPE aprova o Calendário Universitário 2020

Imagem: Atual composição do CEPE, que em breve ganhará novos conselheiros (Foto: Viktor Braga/UFC)O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará se reuniu na manhã desta quinta-feira (10) e, entre outras medidas, aprovou o Calendário Universitário 2020. O encontro foi o primeiro presidido pelo reitor Cândido Albuquerque e o último realizado com a atual composição do colegiado.

A proposta do calendário foi apresentada pela pró-reitora de Graduação, Ana Paula de Medeiros. Definiu-se que o semestre letivo 2020.1 dos cursos de graduação, pós-graduação e das Casas de Cultura Estrangeira terá início no dia 17 de fevereiro, com fim marcado para 25 de junho. Já o semestre letivo 2020.2 começará em 3 de agosto e terminará no dia 3 de dezembro.

Imagem: O CEPE e o CONSUNI são as instâncias deliberativas superiores da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)A edição de 2019 dos Encontros Universitários (EU) de Fortaleza ocorrerá de 1º a 3 de abril do próximo ano, enquanto os EU 2020 ocorrerão nos meses de outubro e novembro, com datas específicas na Capital e no Interior. A íntegra do Calendário deverá ser divulgada nas próximas semanas, após a publicação da resolução do CEPE que homologa a proposta aprovada pelo colegiado.

Veja outras imagens da reunião do CEPE no Flickr da UFC

Durante a reunião, o conselho também revogou 30 resoluções de projetos pedagógicos de cursos de pós-graduação que foram reprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e, portanto, não foram implementados. Trata-se de uma formalidade exigida ao CEPE, sem efeitos práticos, uma vez que tais projetos não haviam sido acatados pela CAPES. As resoluções revogadas datam de 2006 a 2018.

Imagem: O reitor Cândido Albuquerque assumiu a presidência do CEPE, ao lado do vice-reitor e vice-presidente do colegiado, Prof. Glauco Lobo (Foto: Viktor Braga/UFC)CHEGADAS E DESPEDIDAS ‒ A reunião foi marcada por discursos de chegadas e despedidas entre os membros do CEPE. Como reitor, o Prof. Cândido Albuquerque assumiu a presidência do conselho, ao lado do vice-reitor e vice-presidente do colegiado, Prof. Glauco Lobo.

Cândido deu as boas-vindas aos colegas, agradeceu aos conselheiros pelo empenho e compromisso com a Universidade e voltou a pregar união em torno dos interesses da UFC, “em um momento difícil para o Brasil e, mais ainda, para as universidades”.

O reitor também reforçou a defesa da autonomia universitária. “É absolutamente inegociável a nossa autonomia, o nosso patrimônio, a nossa liberdade”, destacou. Ele chegou a se emocionar ao lembrar da chegada à UFC ainda como estudante e se disse extremamente grato à Universidade.

A reunião desta quinta-feira foi a última com a atual composição do CEPE, já que, no próximo encontro, os novos diretores das 17 unidades acadêmicas da UFC já deverão ter sido nomeados. Assim como no Conselho Universitário (CONSUNI), parte das cadeiras do CEPE é destinada aos diretores de unidades. Muitos dos conselheiros aproveitaram a reunião desta quinta-feira para se despedir e reforçar os avanços de suas unidades acadêmicas nos últimos anos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: (85) 3366 7331