Aluno da UFC é ouro no karatê nos Jogos Universitários Brasileiros

Imagem: Além da medalha de ouro, o carateca Breno Mateus trouxe o pentacampeonato para a UFC na sua categoria (Imagem: Divulgação) O estudante do Curso de Engenharia Mecânica, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, Breno Mateus de Souza Teixeira, de 23 anos, faixa preta 1º dan, conquistou medalha de ouro na modalidade de Karatê Kumite 67kg, na fase Final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), trazendo o pentacampeonato para a UFC na sua categoria. A edição 2019 dos JUBs, promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), ocorreu em Salvador (BA), no período de 21 a 28 de outubro. Além das competições universitárias, ele integra a Seleção Brasileira Olímpica e está em busca de uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

“Essa medalha é mais um passo dado para poder representar o País no Mundial Universitário, que acontecerá próximo ano aqui no Brasil. Por isso foi muito importante participar, além disso, tive o prazer de contribuir com mais um título para a UFC”, diz Breno.

Sobre a categoria na qual foi vitorioso, ele explica que no karatê existem duas modalidades: “Kata (luta imaginária) e o Kumite (combate), o kata é dividido por idade e graduação, já no Kumite as divisões são por idade, peso e graduação. Como sou atleta de Kumite, eu luto na divisão especial (mais experiente), categoria Sênior (adulto) e peso 67kg”.

OLIMPÍADAS – Em sua busca por uma vaga nas Olimpíadas, conta que seus próximos desafios são as etapas do circuito mundial que acontecem ao redor do mundo e somam pontos para o ranking classificatório da final, em Tóquio 2020. “Esse ano já viajei para Panamá, Marrocos, Turquia, Canadá, Japão e Chile em busca pontuação no ranking”. Essas não são competições universitárias. Ele esclarece que tem orgulho de ser estudante da UFC e poder representá-la em diversas competições. 

Este ano, os principais títulos conquistados por ele  foram: Campeão Brasileiro Sênior – Fase Final; Bronze Campeonato Pan-americano Sênior; Campeão JUBs Regional (Brasília) e Campeão JUB’s fase final (Salvador).

TRAJETÓRIA  – Breno Mateus começou a treinar karatê com 5 anos de idade. Aos 6 anos já participava de competições. Desde os 13 anos, em 2009, passou a integrar a Seleção Brasileira, participando de Campeonato Pan-Americano em El Salvador. No ano seguinte, foi campeão brasileiro.

Em 2013, aos 17 anos e cursando o 3º do ensino médio, relembra que dividia a rotina de estudos e treinamentos, alcançando muitas conquistas. “No mesmo ano passei no vestibular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), fui campeão sul-americano, brasileiro, campeão mundial escolar e conquistei meu principal título: Campeão Mundial Júnior (16/17 anos Kumite - 61kg) em Guadalajara (Espanha). No ano seguinte participei do meu primeiro mundial universitário, onde fui bronze por equipes e me transferi para a UFC”, detalha. 

Desde 2015 é bolsista do Desporto Universitário na UFC, e além de atleta premiado, é excelente aluno. Por saber dividir bem o tempo entre os horários de estudo, treinamentos e viagens, nunca foi reprovado em nenhuma disciplina. “É importante ressaltar que em 2015 fui atleta destaque do Karatê na Cerimônia dos Melhores do Ano da CBDU e contribuí também para que a UFC estivesse entre as 10 melhores IES do País”.

SAIBA MAIS – Principais títulos de Breno Mateus: Atleta das Seleções Brasileira e Cearense de Karatê; 1º do Ranking Mundial WKF (Word Karate Federation) 2013-2015; Campeão Mundial WKF - World Karate Federation, em Guadalajara-Espanha, em 2013; Campeão Mundial dos Jogos Escolares (Gymnasiade) ISF (International School Federation), em Brasília-Brasil 2013; Bronze no Campeonato Mundial Universitário Equipe FISU (Federation International Sports University), em Bar (Montenegro), em 2014; Tetracampeão Pan-americano; Heptacampeão Sul-Americano; Hexacampeão Brasileiro; Hexacampeão Brasileiro Universitário; Bicampeão Brasileiro Escolar; 22 Vezes Campeão Cearense - Fase Final; 13 Vezes Campeão do Ranking Cearense; Heptacampeão das Escolas Católicas Cearenses e Octacampeão Estudantil Cearense.

Fontes: Breno Mateus, atleta da UFC –  E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e Coordenadoria de Atividades Desportivas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC – fone: (85) 3366 7871