UFC está entre as melhores instituições do mundo na área de Ciências Sociais no ranking da THE

Imagem:  Em Ciências Sociais, a UFC aparece no ranking da THE na 10ª colocação nacional (Foto: Davi Pinheiro/UFC)A Universidade Federal do Ceará está entre as melhores instituições de ensino do mundo na área de Ciências Sociais, conforme levantamento 2020 da Times Higher Education (THE), um dos mais importantes rankings internacionais. A lista, lançada este mês, junta-se à divulgada pela analista no mês passado, a qual apontava que a UFC também está entre as maiores do mundo nos campos de engenharia e computação.

O ranking das Ciências Sociais inclui 720 universidades ao redor do mundo, sendo 23 delas brasileiras. A UFC aparece na 10ª colocação nacional e como segunda do Norte/Nordeste, atrás apenas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em primeiro lugar do País está a Universidade de São Paulo (USP).

Já o ranking global é encabeçado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), seguido pela Universidade de Oxford e, na sequência, pela Universidade de Harvard. A partir da 100ª posição do ranking, as universidades são agrupadas por faixa. A USP ocupa a faixa 201-250. Já a UFBA e a UFC ficam na faixa 601+.

A THE divulga, anualmente, um dos principais rankings universitários do mundo, o THE World Universities Rankings. Em paralelo, publica levantamentos por campo do conhecimento. No campo das Ciências Sociais, a THE analisa a performance das universidades em quatro segmentos: comunicação e estudos da mídia; política e estudos internacionais (incluindo estudos de desenvolvimento); sociologia e geografia.

O ranking considera, em sua avaliação, os seguintes itens: ensino (ambiente de aprendizagem), pesquisa (volume de publicações, reputação dos periódicos nos quais a instituição publica etc.), citações, internacionalização e transferência de conhecimento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331